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O sistema de áudio opcional impressiona pela qualidade e os graves, com amplificador no porta-malas e falante de subgraves sob o banco

Agradável, o teto solar (que corre por fora para não prejudicar o espaço) precisa ter o forro revisto: trama da tela deixa passar sol em excesso


 

 

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O motor nacional e flexível traz agilidade ao Cult em baixa rotação; seu funcionamento suave não faz parecer que é a unidade áspera do Uno

Em rodovia, o Cult gira bastante a 120 km/h em quinta marcha (4.000 rpm) e o motor produz um moderado e agradável ronco de aspiração, fiel às tradições italianas. Com bom trabalho de isolamento de ruídos e vibrações, o Fire Evo — tão áspero no Uno — chega a parecer outro, suave e silencioso. Em que pese o consumo moderado (não informado pela fábrica), o 500 poderia é ter um tanque de combustível maior, pois 40 litros são muito pouco para quem usa álcool.

O motorista dispõe ainda de um comando de câmbio leve e preciso, embora não se justifique o anel-trava para engate da marcha à ré (ela fica na posição de uma sexta e há bloqueio interno na caixa contra aplicação involuntária), e de uma excelente assistência de direção que a deixa levíssima em baixa velocidade e com peso correto em alta. O comando Sport no painel — por mais estranha que seja tal denominação em um carro de potência tão modesta — reduz a assistência para um volante mais firme, além de deixar mais rápida a resposta do acelerador com controle eletrônico.

Ao contrário do 500 Sport, o Cult mostra uma calibração de suspensão adequada a nossos pisos de má qualidade. Molas e amortecedores são relativamente macios e os pneus 185/55 R 15 têm perfil moderado, não baixo demais, mas poderia melhorar a absorção de impactos (pode haver relação com a escolha do Pirelli P7, bem conhecido pela rigidez e aspereza). Seu comportamento dinâmico transmite segurança, com subesterço moderado, e a presença do controle eletrônico de estabilidade é sempre uma tranquilidade, por mais que o carro pareça nunca precisar dele.

Os freios são sofisticados para um carro de sua potência — usam discos na traseira e trazem os já citados auxílios eletrônicos — e, para facilitar a saída em subidas ou de ré em descidas, são mantidos acionados por instantes enquanto se libera o pedal e se aciona o acelerador. Ainda em segurança, há fixações para cadeira infantil no banco traseiro pelo sistema Isofix.

A expressiva redução de preço em relação ao antigo modelo polonês tirou, é verdade, o caráter de exclusividade do Fiat 500: foi-se o tempo em que não havia o risco de encontrar outro a seu lado no semáforo ou no estacionamento. Por outro lado, pelo valor a que o Cult é oferecido, seu interessante conjunto de qualidades — em especial a dotação de segurança — faz dele uma opção a ser considerada por quem procura um carro compacto e charmoso e não precisa de grande espaço para passageiros e bagagem.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 72 x 84 mm. Cilindrada: 1.368 cm3. Taxa de compressão: 12,35:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 85 cv (gas.) e 88 cv (álc.) a 5.750 rpm. Torque máximo: 12,4 m.kgf (gas.) e 12,5 m.kgf (álc.) a 3.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/55 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 3,564 m; largura, 1,627 m; altura, 1,502 m; entre-eixos, 2,30 m; capacidade do tanque, 40 l; porta-malas, 185 l; com banco rebatido, 550 l; peso, 1.061 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 170 km/h (gas.) e 172 km/h (álc.); aceleração de 0 a 100 km/h, 12,2 s (gas.) e 11,8 s (álc.).
Dados do fabricante; consumo não disponível
Sistema Blue&Me tem comando de voz para telefone celular; câmbio bom de usar vem em ótima posição; botão desativa o controle de estabilidade
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