

O interior perdeu
equipamentos, para redução de preço, e abandonou afinal os
instrumentos brancos no Premium

O picape Montana também traz o
1,4 na versão mais simples, a Conquest, mas permanece com o 1,8 na Sport |
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MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote,
2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 77,6 x 73,4 mm.
Cilindrada: 1.389 cm3. Taxa de compressão: 12,4:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 99 cv (gas.) e 105 cv (álc.) a 6.000 rpm. Torque máximo:
13,2
m.kgf (gas.) e 13,4 m.kgf (álc.) a 2.800 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 5,5 x 14 pol; pneus, 175/65 R 14 (opcionais, 185/60 R 14;
Montana, 175/70 R 14). |
DIMENSÕES
(hatch)
- comprimento, 3,833 m; largura, 1,646 m; altura, 1,432 m;
entreeixos, 2,491 m; capacidade do tanque, 44 l; porta-malas,
260
l; peso, 1.026 kg (1.056 kg com ar-condicionado). |
DIMENSÕES
(sedã) - comprimento, 4,181 m; largura, 1,646 m; altura, 1,43
m; entreeixos, 2,491 m; capacidade do tanque, 44 l; porta-malas,
432
l; peso, 1.043 kg (1.073 kg com ar-condicionado). |
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gas. |
álc. |
Velocidade
máxima |
176 km/h |
180 km/h |
Aceler. 0 a 100 km/h |
12,3 s |
12,2 s |
Consumo
em cidade |
12,6 km/l |
8,7 km/l |
Consumo
em estrada |
17,5 km/l |
12,0 km/l |
Dados
do fabricante |
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Os
níveis de acabamento continuam os anteriores, com mudanças nas
combinações aos motores. Assim, o Corsa Joy restringe-se ao hatch e ao
motor 1,0, também disponível como Maxx. Este e o Premium oferecem o 1,4,
assim como o Montana Conquest. Na mudança de ano-modelo, o Corsa ganhou
novo pára-choque dianteiro, grade com barra cromada, novas rodas de
alumínio e identificação visual dos modelos, lanternas traseiras com
seção fumê em vez de vermelha (hatch) ou inteiramente vermelhas (sedã),
outros tecidos dos bancos e grafismo do quadro de instrumentos. Neste, a
boa notícia é o fim do fundo branco e sua iluminação amarelada, sempre
criticada pelo Best Cars.
Os preços sugeridos para os hatches são de R$ 31 mil o Maxx e R$ 34 mil
o Premium; sedãs, R$ 33 mil o Maxx e R$ 36 mil o Premium; e Montana
Conquest, R$ 29,6 mil. Direção assistida acresce R$ 1,7 mil, e
ar-condicionado, R$ 3,5 mil. O Joy hatch 1,0 (que continua disponível)
parte de R$ 29,8 mil e o Joy sedã 1,0 (que sai de linha) custava R$ 30,8
mil. Houve redução consistente em relação aos antigos 1,8, que custavam
R$ 37,7 mil o Maxx hatch e R$ 31,4 mil o Montana Conquest, por exemplo.
A queda de preços é curiosa, pois o custo de produção dos motores é
semelhante e não há diferença de Imposto sobre Produtos Industrializados
(IPI). A GM mexeu mesmo nas margens de lucro, embora parte da diferença
se deva à conhecida depenação: conteúdos que o Corsa 1,8 trazia
incluídos passam a ser pagos à parte no 1,4.
Na versão Maxx, tornou-se opcional a direção assistida. Já controles
elétricos de vidros, travas, retrovisores e do porta-malas do sedã, além
de alarme, não podem mais equipar esse Corsa, sendo preciso ir para o
Premium. Neste, agora são opcionais rodas de alumínio, faróis e luz
traseira de neblina. E desapareceram as opções de freios antitravamento
(ABS) e rádio/CD/MP3, além do cinto de
três pontos para o quinto ocupante, antes de série.
Como anda
A avaliação de cerca de 200 quilômetros na região de Atibaia, SP,
mostrou que o Corsa volta a ser um forte contendor em seu segmento, ao
unir bom desempenho a preço mais atraente. Como antes, o veículo é
sólido e espaçoso, além de dotado de características de rodagem das
melhores. Sua construção com subchassi
dianteiro é destaque.
O motor é de uma elasticidade que impressiona. Aceita funcionamento a
1.500 rpm até em quinta e retoma velocidade bem mesmo a essa baixa
rotação, exceto com ar-condicionado ligado. A 2.500-3.000 rpm entra na
faixa que já entrega potência considerável e sobe rápido de rotação até
chegar à de corte, 6.300 rpm, com grande suavidade. Mas peso sempre
cobra alto e o Corsa sedã, apesar de desempenho bom em sua classe, com
176/180 km/h de velocidade máxima (gasolina/álcool), perde para o
Prisma, com 178/184 km/h. Também fica para trás em aceleração, com 0 a
100 km/h em 12,2/12,3 s (contra 10,6/11,0 s), e gasta mais: 12,6/17,5
km/l com gasolina e 8,7/12,0 com álcool, cidade/estrada, enquanto o
Prima obtém 13,1/18,5 km/l com gasolina e 9,3/13,1 km/l com álcool, na
ordem. Todos os dados são de fábrica.
A inferioridade em números de desempenho e consumo, de qualquer forma,
não deverá impedir o sucesso do Corsa 1,4. Inclusive, deverá decretar o
breve fim da versão Joy 1,0, de preço apenas R$ 2 mil menor. E o Prisma
Joy de R$ 30,5 mil — apenas R$ 2,5 mil a menos que o Corsa Maxx sedã —
que se cuide... |