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Instrumentos com luz azul informam consumo e autonomia; sistema de áudio traz conexão USB e há até sensor de estacionamento na traseira

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O motor 1,3 de 16 válvulas gira macio e entrega potência modesta para o peso de 1.040 kg; com caixa 4+E, é necessário usar bem a alavanca

Outros cuidados são os comandos internos de tampa traseira e da portinhola do tanque, o bate-pé na região dos pés do motorista (cada vez mais abolido em nome da redução de custo) e o ajuste da altura de ancoragem dos cintos dianteiros, que a Fiat não aplicou no 500 nem no novo Uno. Mas o compartimento de bagagem é restrito, apenas 190 litros, podendo ampliar-se a 845 litros com o encosto do banco traseiro (bipartido) rebatido. O estepe vem por dentro, como a maioria prefere, e está voltado para baixo, o que dificulta verificar a pressão, mas abre espaço para pequenos objetos.

Desempenho discreto   O único motor disponível para o Face na produção chinesa é de 1,3 litro, duplo comando e quatro válvulas por cilindro, desenvolvido pela Acteco, empresa do grupo Chery em parceria com a austríaca AVL. Potência (84 cv) e torque máximo (11,4 m.kgf) estão de acordo com a cilindrada, embora não sejam expoentes, e o deixam próximo aos 1,4 nacionais de duas válvulas por cilindro, como o da Fiat e o da Peugeot-Citroën. O torque máximo é plano entre 3.500 a 4.500 rpm, boa faixa para um multiválvula, e pode-se levar o motor até 6.500 rpm, quando ainda mostra suavidade de funcionamento.

Em um conjunto mecânico até que convencional, peculiar é a suspensão traseira por eixo rígido tubular com barra Panhard (como no Chevette, só que neste era um eixo de tração) em contraste ao eixo de torção que é quase unânime na categoria. A dianteira é McPherson. A fábrica não deixa de mencionar os fornecedores de padrão mundial que utiliza, como a Bosch para o gerenciamento eletrônico do motor, a Valeo para o motor de partida e a sueca Autoliv para as bolsas infláveis.

A avaliação pela imprensa, na região da cidade paulista de Itu, foi limitada para um bom julgamento do Face — se era intencional ou não, fica para um segundo contato em condições mais adequadas. O desempenho mostrou-se coerente com a cilindrada e o peso de 1.040 kg do carro, com boa resposta em baixa rotação. São 12,4 kg/cv de relação peso-potência. A fábrica informa aceleração de 0 a 100 km/h em 16 segundos e velocidade máxima de 156 km/h, aceitáveis para o segmento.

Não foi possível chegar sequer a 100 km/h no trajeto de muitas lombadas, pelo que não há como avaliar o comportamento em velocidade. A 2.000 rpm o velocímetro indicava 70 km/h, o que significa moderadas 3.400 rpm a 120 km/h. Numa estimativa, considerando velocidade por 1.000 rpm em quarta 20% menor que em quinta (as relações não foram informadas nem constam do site internacional da Chery), é provável que a velocidade máxima seja em quarta à rotação de potência máxima. A exemplo do Cielo, portanto, o Face aposta no escalonamento 4+E e vem combater a mania brasileira de câmbios curtos em excesso.

Com isso, podem-se esperar críticas ao desempenho pelos que insistirem em retomar velocidade em marchas altas: nessas condições, usar o câmbio é fundamental. Mas os chineses já pegaram o (mau) jeito brasileiro ao omitir dados de consumo — medo comum a fábricas importantes, como a Honda. Publicação estrangeira confiável indica consumo médio pelo novo ciclo europeu de 16,6 km/l, bastante baixo, mas com gasolina sem álcool. Se confirmada, essa parcimônia no apetite chega a tornar razoável o diminuto tanque de 45 litros.

O nível de ruído é considerável, mas não chega a incomodar. O câmbio tem engates algo ásperos, sem deixar de ser preciso (e não tem trava de ré na alavanca, elogiável), e os freios — apesar do pedal mais pesado que o habitual — mostram bom dimensionamento. Muito bom o diâmetro mínimo de giro de apenas 9,5 metros. A suspensão amacia as imperfeições do piso, embora tenha mantido o carro firme no curto trajeto rodoviário do teste. Seria mesmo preciso dirigir em outras condições para opinar com segurança.

A Chery conta hoje com 40 concessionárias e pretende abrir mais 30 até o fim do ano, que espera encerrar com 10 mil carros vendidos entre os vários modelos — 60% desse total viriam do Face. Um motor flexível, ausência sentida nesse segmento mais sensível ao bolso, está em preparo e deve chegar no próximo ano. Para compensar sua falta e a da tradição da marca no mercado, a empresa destaca fatores como a garantia de três anos e as revisões com preço fixo e, segundo ela, de 10% a 15% mais baratas que as dos concorrentes (gratuita a 2.500 km, R$ 149 aos 10.000, R$ 249 aos 20.000 km).

No Salão de São Paulo, em outubro, a Chery traz mais novidades como outro hatch compacto (o S18), o sedã pequeno A13, o sedã médio-grande G5, o pequeno QQ com motor flexível e o Tiggo com caixa automática. E há planos para uma fábrica no Brasil, que segundo o jornal O Estado de S. Paulo já tem cidade definida: Jacareí, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. O investimento seria de US$ 700 milhões e a fábrica começaria a produzir em 2013. Luís F. Curi admitiu o fato por ocasião do lançamento do Face.

Os chineses estão mesmo chegando.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 73 x 77,5 mm. Cilindrada: 1.297 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 84 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 11,4 m.kgf de 3.500 a 4.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo rígido, barra Panhard.
RODAS - 14 pol; pneus, 175/60 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,7 m; largura, 1,58 m; altura, 1,56 m; entre-eixos, 2,39 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 190 l; peso, 1.040 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 156 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 16,0 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

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