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Ar-condicionado automático, áudio com MP3, tampa revestida e um câmbio que funciona a contento

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Como o Bora atual está mais alto em relação ao solo que os primeiros, tornou-se improvável raspar o protetor de cárter em lombadas, problema crônico na avaliação de 2001. O comportamento dinâmico permanece correto, com bom controle das oscilações e direção precisa, mas o conforto de rodagem deixa a desejar em relação a concorrentes como Focus e Corolla, apesar dos pneus de perfil mais alto que os deles (195/65-15 ante 195/60-15). Pode ter relação com a escolha do Firestone F580, já que esta marca não prima pela maciez.

De resto, é um sedã coerente com sua proposta. Tem bons freios com ABS, direção leve em manobras, sistema de iluminação adequado — apesar dos faróis de refletor único, abaixo da média da classe. Vem até com retrovisor direito do tamanho "certo", igual ao esquerdo, ao contrário da versão compacta usada no Golf. E consta ali o anacrônico aviso sobre a lente convexa exigido nos EUA. O câmbio automático de quatro marchas também não expressa modernidade, mas funciona a contento — talvez pudesse reagir mais rápido aos pedidos de redução via acelerador.

Cinco anos depois, o Bora não consegue mais chamar atenção ou despertar paixões, tarefas que cabem ao sucessor — o Jetta — com o qual ele deve conviver, por mais algum tempo, nos mercados mexicano e brasileiro (curiosamente lá os nomes são invertidos, pois o modelo antigo sempre foi Jetta e o novo precisou se chamar Bora...). Mas é uma opção a ser considerada em sua faixa de preço, em especial quando se desejam certos itens de segurança e o conforto do câmbio automático.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,3:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 116 cv a 5.200 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 2.400 rpm.
CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/65 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,376 m; largura, 1,735 m; altura, 1,446 m; entreeixos, 2,513 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 455 l; peso, 1.267 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 192 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12,3 s.
CONSUMO - em cidade, 7,7 km/l; em estrada, 14,2 km/l.
Dados do fabricante

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