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O posto do motorista é típico
da marca, com tudo no lugar certo e amplas regulagens; junto ao câmbio
de seis marchas, os comandos de freio de estacionamento elétrico,
auxílio à saída em aclives e iDrive




Telas do iDrive: computador
de bordo, ajustes de climatização, rádio e televisor/DVD, cujas imagens
desaparecem com o carro em movimento
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O
iDrive evoluiu muito e seu uso está bem mais amigável que o de versões
anteriores. A facilidade de uso foi alcançada também pela duplicação de
comandos como os do ar-condicionado, que traz as funções essenciais
tanto no painel quanto no iDrive. Neste último são feitas as sintonias
finas do equipamento, como regular a distribuição de ar no habitáculo e
sua intensidade tanto no lado do motorista quanto no do passageiro.
Bolsas infláveis estão espalhadas por todo o carro: duas frontais,
laterais para os quatro passageiros e cortinas. O X6, assim como X5, não
possui alças no teto para os passageiros nem regulagem de altura da
ancoragem do cinto de segurança, ausências curiosas e sentidas.
O acabamento é impecável, e a posição de dirigir, perfeita. Com
infinitas regulagens, o motorista adapta o posto de condução da maneira
como quiser, sempre contando com boa visibilidade frontal e lateral. Já
a visão traseira é ruim pela altura da carroceria e a inclinação do
vidro — talvez por isso os retrovisores externos, ambos
biconvexos, sejam tão grandes. A
câmera traseira, que mostra o que há atrás do carro no painel do iDrive
assim que se engata a marcha à ré, torna-se indispensável. Além das
imagens, ela conta com um sistema de orientação de manobras: linhas
aparecem na tela demarcando a trajetória que o carro seguirá de ré com o
volante na posição atual.
Os
bancos dianteiros são revestidos em couro com controle elétrico em todas
as posições e da regulagem do encosto de cabeça, que ainda se move para
frente e para trás. Duas memórias de posição também guardam a posição de
altura e profundidade do volante e o ajuste dos retrovisores externos.
Sente-se falta do ajuste lombar na unidade avaliada, embora esteja
disponível como parte de um pacote com aquecimento e ventilação dos
bancos.
O volante conta com excelente pegada, espessura e diâmetro corretos,
além de comandos do tipo borboleta para as trocas manuais de marcha.
Ambos têm a mesma função: para as trocas ascendentes puxa-se a alavanca
e, para as descendentes, empurra-se. A nosso ver a BMW poderia voltar ao
padrão antigo, em que uma das borboletas era responsável pelas trocas
ascendentes e a outra pelas reduções, um modo mais intuitivo que o usado
agora. A alavanca no console segue o padrão do X5 atual: volta à posição
original após selecionar P, R, N, D ou o modo manual de troca, que é de
reduções para frente e mudanças ascendentes para trás. Um botão aciona a
posição P, e outro, o programa esporte. Há ainda no volante comandos de
áudio e as teclas coringa, que o motorista programa como preferir.
Os bancos traseiros individuais contam com bom espaço para as pernas e
excelente espaço lateral, já que o carro leva somente quatro pessoas. O
espaço para cabeça já não é dos melhores, em função do desenho
descendente do teto a partir da coluna central. De qualquer maneira, os
passageiros se acomodam bem e ainda podem contar com toca-DVDs e
comandos de ar-condicionado próprios, opcionais ausentes da unidade
avaliada.
O ar-condicionado tem
duas zonas de ajuste; os faróis usam
lâmpadas de xenônio em ambos os fachos, faltando apenas o sistema
autodirecional; todos os vidros e o teto
solar trazem controle elétrico do tipo
um-toque com sensor antiesmagamento
e temporizador, podendo ser abertos e
fechados a distância pela chave; há sensores de estacionamento à frente
e atrás; o pára-brisa tem faixa degradê, não muito comum em carros
europeus; o limpador de
pára-brisa tem ajuste automático e se adapta ao movimento do carro. Se
estiver na primeira velocidade, por exemplo, quando o veículo pára
ele passa a atuar no intermitente. Cabe a ressalva de que os limpadores
poderiam ter área de limpeza maior: em função do comprimento da palheta
esquerda, fica uma área não varrida na linha de visão do motorista.
Continua |