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O posto do motorista é típico da marca, com tudo no lugar certo e amplas regulagens; junto ao câmbio de seis marchas, os comandos de freio de estacionamento elétrico, auxílio à saída em aclives e iDrive

Telas do iDrive: computador de bordo, ajustes de climatização, rádio e televisor/DVD, cujas imagens desaparecem com o carro em movimento

O iDrive evoluiu muito e seu uso está bem mais amigável que o de versões anteriores. A facilidade de uso foi alcançada também pela duplicação de comandos como os do ar-condicionado, que traz as funções essenciais tanto no painel quanto no iDrive. Neste último são feitas as sintonias finas do equipamento, como regular a distribuição de ar no habitáculo e sua intensidade tanto no lado do motorista quanto no do passageiro. Bolsas infláveis estão espalhadas por todo o carro: duas frontais, laterais para os quatro passageiros e cortinas. O X6, assim como X5, não possui alças no teto para os passageiros nem regulagem de altura da ancoragem do cinto de segurança, ausências curiosas e sentidas.

O acabamento é impecável, e a posição de dirigir, perfeita. Com infinitas regulagens, o motorista adapta o posto de condução da maneira como quiser, sempre contando com boa visibilidade frontal e lateral. Já a visão traseira é ruim pela altura da carroceria e a inclinação do vidro — talvez por isso os retrovisores externos, ambos biconvexos, sejam tão grandes. A câmera traseira, que mostra o que há atrás do carro no painel do iDrive assim que se engata a marcha à ré, torna-se indispensável. Além das imagens, ela conta com um sistema de orientação de manobras: linhas aparecem na tela demarcando a trajetória que o carro seguirá de ré com o volante na posição atual.

Os bancos dianteiros são revestidos em couro com controle elétrico em todas as posições e da regulagem do encosto de cabeça, que ainda se move para frente e para trás. Duas memórias de posição também guardam a posição de altura e profundidade do volante e o ajuste dos retrovisores externos. Sente-se falta do ajuste lombar na unidade avaliada, embora esteja disponível como parte de um pacote com aquecimento e ventilação dos bancos.

O volante conta com excelente pegada, espessura e diâmetro corretos, além de comandos do tipo borboleta para as trocas manuais de marcha. Ambos têm a mesma função: para as trocas ascendentes puxa-se a alavanca e, para as descendentes, empurra-se. A nosso ver a BMW poderia voltar ao padrão antigo, em que uma das borboletas era responsável pelas trocas ascendentes e a outra pelas reduções, um modo mais intuitivo que o usado agora. A alavanca no console segue o padrão do X5 atual: volta à posição original após selecionar P, R, N, D ou o modo manual de troca, que é de reduções para frente e mudanças ascendentes para trás. Um botão aciona a posição P, e outro, o programa esporte. Há ainda no volante comandos de áudio e as teclas coringa, que o motorista programa como preferir.

Os bancos traseiros individuais contam com bom espaço para as pernas e excelente espaço lateral, já que o carro leva somente quatro pessoas. O espaço para cabeça já não é dos melhores, em função do desenho descendente do teto a partir da coluna central. De qualquer maneira, os passageiros se acomodam bem e ainda podem contar com toca-DVDs e comandos de ar-condicionado próprios, opcionais ausentes da unidade avaliada.

O ar-condicionado tem duas zonas de ajuste; os faróis usam lâmpadas de xenônio em ambos os fachos, faltando apenas o sistema autodirecional; todos os vidros e o teto solar trazem controle elétrico do tipo um-toque com sensor antiesmagamento e temporizador, podendo ser abertos e fechados a distância pela chave; há sensores de estacionamento à frente e atrás; o pára-brisa tem faixa degradê, não muito comum em carros europeus; o limpador de pára-brisa tem ajuste automático e se adapta ao movimento do carro. Se estiver na primeira velocidade, por exemplo, quando o veículo pára ele passa a atuar no intermitente. Cabe a ressalva de que os limpadores poderiam ter área de limpeza maior: em função do comprimento da palheta esquerda, fica uma área não varrida na linha de visão do motorista. Continua

O câmbio conta com alavancas de trocas manuais e, pela tela, pode-se ver o que se passa atrás do carro e aonde ele vai pela posição do volante

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