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Embora não seja a finalidade de uso, ele se sai bem no fora-de-estrada leve; o diferencial traseiro reparte a potência entre esquerda e direita

Todo esse aparato técnico instiga a curiosidade em saber como o carro se comporta nas mais variadas situações. E a BMW não foi econômica desta vez: colocou o carro para uso no fora-de-estrada e também em rodovias. Na primeira condição o X6 se saiu bem, com travessia suave e bem controlável dos obstáculos do trajeto de avaliação. No asfalto, mesmo com o motor menor, apresenta desempenho digno da marca: sobe de velocidade rápido e com segurança e possui grande capacidade de frenagem e de contorno de curvas.

Na faixa da 160 km/h, o comportamento é irrepreensível e mal se percebe a velocidade. Acima de 200 km/h surge certa instabilidade direcional. Nada que transmita insegurança, mas decepciona um pouco quem espera o comportamento habitual da marca. O fato pode ser creditado à grande altura livre do solo e à firmeza da suspensão, que copia muito as imperfeições do piso — de asfalto novo, mas com ligeiras ondulações. Chamou atenção também a suscetibilidade a ventos laterais.

Essas reações fazem concluir que, embora guarde a alma inerente a um BMW, em que a esportividade e o prazer na condução estão em primeiro plano, o X6 ainda tem fortes características de um utilitário esporte, mantendo-se um tanto distante de um automóvel. Nada que o desabone, mas não deixa de ser um contra-senso: é um veículo com peso e aerodinâmica de um utilitário, mas sem a capacidade e as características de carroceria mais convenientes de um X5. Uma perua Série 5 consegue ser melhor em todos esses aspectos.

No mais, o X6 é apaixonante. Acabamento de primeira linha, ronco do motor típico da marca e qualidade de construção são atributos que fazem qualquer entusiasta, pela marca ou não, olhar o carro de maneira especial. E não faltam itens de conforto e segurança: câmeras de auxílio a manobras nas laterais e na traseira, faróis bi-xenônio com facho autodirecional, sistemas de áudio sofisticado e de DVD para o banco de trás, teto envidraçado (opcional), ar-condicionado com duas ou quatro zonas de ajuste de temperatura, direção ativa (varia a relação conforme a velocidade e situação de uso), encostos de cabeça ativos na frente e seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas).

Cem abonados brasileiros já se deixaram seduzir por tais qualidades, pois todas as unidades que a BMW havia programado trazer este ano já estão vendidas. O preço parte de R$ 325 mil no xDrive 35i e R$ 390 mil no 50i — não disponível para avaliação, uma pena. Há possibilidade de um novo lote, mas segundo a BMW a linha de produção não tem conseguido atender a demanda mundial.

Ficha técnica
    X6 xDrive 35i X6 xDrive 50i
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, variável, 4
Diâmetro e curso 84 x 89,6 mm 89 x 88,3 mm
Cilindrada 2.979 cm3 4.395 cm3
Taxa de compressão 10,2:1 10:1
Potência máxima 306 cv a 5.800 rpm 407 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 40,8 m.kgf de
1.300 a 5.000 rpm
61,2 m.kgf de
1.750 a 4.500 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial,
dois turbos, resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático, 6 / integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 12,8 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas 9 x 19 pol
Pneus dianteiros e traseiros 255/50 VR 19 / 285/50 VR 19
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,877 m / 1,983 m
Altura e entreeixos 1,69  m / 2,933 m
Tanque e porta-malas 85 l / 570 a 1.450 l
Peso 2.145 kg 2.265 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima 240 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,7 s 5,4 s
Consumo em cidade 6,7 km/l 5,7 km/l
Consumo em estrada 11,6 km/l 10,5 km/l
Dados do fabricante

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Rodas de 19 ou 20 pol, conforme a versão; o motor V8 biturbo de 407 cv fornece torque máximo já a 1.750 rpm

As duas versões vêm bem-equipadas em conforto e segurança; os preços começam em R$ 325 mil no xDrive 35i

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