Aço, alumínio e algo mais

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Mais sóbrios em desenho, os novos Série 5 sedã e Gran Turismo da BMW
chegam para cativar os clientes que exigem sofisticação técnica

Texto: Roberto Agresti - Fotos do autor e de divulgação

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As linhas do sedã ganharam vincos para um ar mais robusto, mas fica a sensação de recuperarem o jeito sóbrio que caracterizava o Série 5

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Se a versão 550i oferece mais em conforto e desempenho, o fato é que o comprador do 535i estará muito bem servido em ambos os aspectos

Abandonadas as linhas cubistas que criaram polêmica no modelo anterior, lançado em 2003, a sexta geração do Série 5 chega para reconectar esses grandes BMW a suas origens. Quais? Serem carros sóbrios, sérios, mas que sob tal aparência guardam um marcante caráter esportivo que os diferencia da concorrência. Em síntese, se o grande Série 7 é o veículo de representação máxima fabricado pela marca de Munique, os de "tamanho XL", o Série 5 é o de tamanho "L".

O Série 5 representa uma saga de 37 anos e chegou às ruas em volume superior a 5,5 milhões de unidades. No Brasil a linha tem uma história de sucesso, chegando a representar 23% das vendas da marca no país no ano em que foi lançada a quarta geração, denominada E39, em 1996. Agora a BMW brasileira oferece quatro versões de seu prestigiado automóvel, duas com a tradicional carroceria sedã e duas do inédito hatch de cinco portas, chamado de Gran Turismo ou GT. Os preços sugeridos são de R$ 288 mil para o sedã 535i e R$ 395 mil para o 550i. Quanto ao hatch, pelo 535i GT são cobrados R$ 305.400 e pelo 535i GT Top, de mesmo motor, R$ 339.400.

O modelo de entrada 535i já é, como se poderia esperar de um BMW de alta gama, extremamente bem equipado. O conteúdo de série inclui seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), controle de estabilidade, faróis bi-xenônio, rodas de 18 pol, teto solar com controle elétrico, câmera traseira para orientar manobras, ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória no do motorista, acabamento em madeira, ar-condicionado automático, controlador de velocidade ativo com atuação nos freios e sistema de áudio com interface Bluetooth. São opcionais assistente de estacionamento (manobra o volante por si mesmo, cabendo ao motorista apenas acelerar e frear), navegador, sistema de entretenimento com DVD para o banco traseiro e telas de proteção solar com comando elétrico na do vidro de trás.

Sua motorização é um seis-cilindros em linha de 2.979 cm³ com um turbocompressor de turbina única e duas saídas (twin scroll), que garante potência de 306 cv a 5.800 rpm e torque máximo de 40,8 m.kgf que se mantém de 1.200 até 5.000 rpm. Esse motor vem substituindo na linha BMW o de dois turbos e mesma potência já usado em vários modelos. Usa injeção direta de gasolina, como o do 550i, e traz o sistema Valvetronic, em que o levantamento das válvulas de admissão controla a quantidade de mistura ar-combustível que entra nos cilindros, o que dispensa a borboleta de aceleração e aumenta a eficiência.

O 550i acrescenta os itens que no 535i são opcionais e ainda controlador de velocidade mais evoluído (chega a parar o carro e recomeçar a marcha, como no uso urbano), ar-condicionado com quatro zonas, rodas de 19 pol, monitor de TV no painel (mesma tela do navegador), comandos no volante para trocas manuais de marcha e controle eletrônico de amortecimento e de direção (dotada de relação variável conforme a situação de uso). A versão é dotada de um motor V8 de 4.395 cm³ com dois turbos, 407 cv entre 5.500 e 6.400 rpm e 61,2 m.kgf que perduram de 1.750 até 4.500 rpm.

Em ambos os 535i GT a motorização é o seis-cilindros igual ao que equipa o sedã. Os equipamentos variam pouco: ele adiciona teto solar panorâmico, volante com ajuste elétrico e memória, telas de proteção solar, controle eletrônico de amortecimento e de direção e bolsas infláveis laterais traseiras. Sua versão Top acrescenta a esse conteúdo navegador com TV, DVD para o banco traseiro, abertura e fechamento elétricos da quinta porta e rodas de 19 pol. Em qualquer versão os pneus são do tipo run-flat, capazes de rodar mesmo furados por certa distância.
 
Quanto ao câmbio, a caixa automática (de série para todo Série 5 no Brasil) passa a ter oito marchas, tendência atual nas marcas de luxo. O objetivo é, por um lado, obter uma última marcha ainda mais longa para reduzir a rotação em uso rodoviário — menor rotação leva a maior abertura de acelerador e diminui o consumo —, e por outro, deixar as relações de marcha mais próximas entre si, para menor trabalho do conversor de torque da caixa nas mudanças, o que também a torna mais eficiente. Outra novidade em favor da economia e das menores emissões é a assistência elétrica de direção, inédita nesse BMW. Continua

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No interior do sedã, acabamento de primeira linha e fartos itens de conveniência; o comando no console faz ajustes mostrados na ampla tela central

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Data de publicação: 26/6/10

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