Ao lado da aceleração vigorosa
mesmo em alta velocidade, os freios dissipam velocidade com rapidez e
passam confiança ao motorista
Duplo caráter: um sedã
confortável e seguro para levar a família e sua bagagem, mas capaz de ir
de 0 a 200 km/h em menos de 17 segundos
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Ao
contornar uma curva, no entanto, é que o lobo mostra suas garras. Essa
capacidade do M3 atinge um patamar pouco visto em carros homologados
para andar em rua. Curvas de qualquer raio são tomadas com perfeição e
neutralidade, em que o carro transmite ao motorista o que acontece com
as rodas e mascara a velocidade em que se trafega. O limite dos pneus é
tão alto que é preciso muito abuso para fazer atuar o controle de
estabilidade — a não ser pela aplicação excessiva de potência, claro. A
impressão é de segurança absoluta, mesmo quando se dirige a velocidades
muito acima do normal.
E tudo isso sem acionar o botão "M" no volante. Todos que entraram no
carro perguntaram para o que servia aquele comando. Ele está ligado à
ampla possibilidade de configuração por meio do I-Drive. A assistência
de direção oferece modos normal e esporte, em que o segundo deixa o
volante mais pesado (não há variação na relação da caixa, que é muito
rápida com 12,5:1). O EDC, como visto acima, trabalha com três programas
e o controle de estabilidade (chamado de DSC, Dynamic Stability Control,
no vocabulário BMW) pode ser usado em modo normal e no M Dynamic, que
permite mais desvios de trajetória antes de atuar, ou mesmo ser
desativado por inteiro. Há ainda a configuração do mapa de injeção e
ignição do motor e de suas borboletas de aceleração em modos normal,
esporte e esporte mais (Sport Plus).
Cada ajuste feito no I-Drive entra na seleção pessoal do motorista e, se
houver alterações posteriores, basta usar o botão "M" do volante para
retomar as configurações feitas — por exemplo, com amortecimento, motor
e direção em modo esporte e DSC desativado. Na primeira parte da
avaliação, o M3 foi ajustado para padrões mais moderados... e já fez
tudo isso. Feitos os acertos para suspensão e direção mais firmes,
controle mais permissivo, acelerador e câmbio mais rápidos, basta o uso
do botão "M" e ele se transforma.
As acelerações ficam brutais, o ronco se torna a melhor das músicas e,
com as luzes indicativas de troca de marcha no conta-giros, o motorista
chega a acreditar que está dentro de um carro de corrida, tamanha a
capacidade de aceleração. Contornar curvas muito rápido fica ainda mais
divertido: o corpo é puxado para fora enquanto o carro parece empurrar
novamente para dentro. Ao sair dela, percebe-se que a capacidade de
curva é muito maior do que se imagina e que o limite ainda está acima.
Em retas, rodar em velocidades típicas de Alemanha transmite a sensação
de estar a 100 km/h pelo perfeito controle de movimentos da carroceria,
o peso exato de volante e a capacidade de dissipar muita velocidade com
rapidez, sem que os freios percam eficiência mesmo sob tortura.
É um carro para poucos, sem dúvida, já que custa R$ 405.000 na
configuração básica do sedã (com caixa automatizada, R$ 421.600; se for
o cupê, R$ 425.600; conversível, R$ 445.000), mas também uma máquina que
tem a capacidade de causar paixão. Paixão pela direção, pelos carros,
por motores, por seu ronco, pelo cheiro de borracha queimada quando
acelerado com vontade. E ainda é possível levar a família a um passeio
com espaço adequado, rodar confortável e a comodidade de uma caixa
automática.
Talvez esteja aí o mérito mais especial do M3: conciliar com perfeição
o método de uma engenharia impecável, o magnetismo da atração por suas
formas e a magia de transformar, em quilômetros, qualquer motorista em
um aficionado. |
MOTOR -
longitudinal,
8 cilindros em "V"; bloco e
cabeçotes de alumínio; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 92 x 75,2 mm. Cilindrada: 3.999
cm3. Taxa de compressão: 12:1. Potência máxima: 420 cv a
8.300 rpm. Torque máximo: 40,8 m.kgf a 3.900 rpm. Potência
específica: 105 cv/l. Injeção multiponto sequencial.
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CÂMBIO
- manual automatizado, 7 marchas; tração traseira. Relações: 1ª)
4,78; 2ª) 2,93; 3ª) 2,15; 4ª) 1,68; 5ª) 1,39; 6ª) 1,20;
7ª) 1,00; diferencial,
3,15.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 14; 3ª) 19; 4ª)
24; 5ª) 29; 6ª) 29; 7ª) 33. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 360 mm ø;
traseiros a disco ventilado, 350 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, ND. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, com
estabilizador; traseira, independente, multibraço, com estabilizador. |
RODAS
- dianteiras, 8,5 x 19 pol, pneus 245/35 R 19; traseiras,
9,5 x 19 pol, pneus 265/35 R 19. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,58 m; largura, 1,817 m; altura, 1,447 m; entreeixos,
2,761 m; bitola dianteira, 1,54
m; bitola traseira, 1,539 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,31; capacidade do tanque,
63 l; porta-malas,
450 l; peso, 1.625 kg; relação peso-potência, 3,8 kg/cv. |
GARANTIA - 2 anos sem limite de
quilometragem; informações de
fábrica, 0800 7073578. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2009;
pneus, Michelin Pilot Sport; quilometragem inicial, 4.500
km. |
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