

Com tração e freios
superlativos, esse quatro-lugares refinado pode ser dirigido com vigor
-- e parece apto a repeti-lo dia após dia, ano após ano



São quase R$ 1.000 para
curtir cada cavalo fornecido pelo V8, mas os que puderem pagar levarão
prazer garantido -- em uma bela embalagem
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Gosto disso? Sim e não: gosto da eficiência, de perceber como esse Audi
sobe a estradinha de montanha de modo eficaz, seguro e ao mesmo tempo
emocionante. Não gosto da falta de surpresa, da sensação anestesiada de
percorrer as curvas, onde a mínima ousadia é reprimida. Há como
contornar isso? Sim, apertando a tecla que atenua a ação do
controle de estabilidade. O carro fica
mais arisco, mas — como disse Lothar — ainda assim muito "assistido"
pelos aparatos mágicos destinados a tornar a pilotagem segura e eficaz.
A cada curva, mais íntimo, mais à vontade. Certamente um grande
esportivo, mas sem a pegada brutal da RS6 Avant, apesar de se mostrar
mais fácil de tocar nesse ambiente escolhido — travado, revirado. Local
que, mais do que colocar à prova o fôlego dos pulmões desse Audi, seu
V8, provoca é o estômago de quem está ao volante. As frenagens revelam o
que já se intuía: com tanta borracha em contato com o solo, a tarefa dos
enormes discos e pinças do RS5 é facilitada. O pedal não perde
eficiência, mesmo duramente exigido, e o único senão é uma leve
vibração, já notada quando da retirada do carro da garagem da Audi, por
um provável empenamento dos discos.
Ao fim da jornada, o cansaço era nosso, pois o Audi RS5 parecia poder
passar o resto da vida percorrendo aqueles quilômetros de serra e
esbanjando sua eficácia. Como ponto alto restou, sem dúvida, o acerto do
chassi, a precisão demonstrada: o cupê vai para onde você o apontar e
segue fielmente a trajetória que se deseja. Provocado, é a frente que
escorrega primeiro, mas é logo "chamada às ordens", pois a reação às
mudanças de aderência é imediata.
O poderoso motor V8 gira alto, canta bonito e suas respostas são
intensas, mas fica aquém do esperado em sensações. Menos pela potência
(onde se usam 450 cv fora de uma pista?) e mais pelo torque, que se
situa numa faixa algo estreita e, portanto, exige maior uso do câmbio.
Câmbio esse que, sim, traz um prazer todo especial. Na volta a São
Paulo, os faróis com lâmpadas de xenônio
em ambos os fachos e comutação automática (passam de alto para baixo ao
detectar veículo em sentido oposto) fazem a noite se tornar dia.
O que mais dizer? Um Audi de R$ 435 mil (R$ 443,2 mil com volante de
camurça e tapetes, que devem ser os mais caros do mundo) só poderia
mesmo oferecer o acabamento e o requinte — além da citada tecnologia —
que você espera dele. Além de tudo isso há a beleza, um inspirado
desenho de carroceria, destinado a se tornar um clássico e ser lembrado
no futuro como um dos mais belos de nosso tempo.
O RS5 em uma só palavra? Mágico! |
MOTOR
- longitudinal, 8 cilindros em V; bloco e cabeçotes de alumínio;
duplo comando nos cabeçotes com variador de tempo, 4 válvulas
por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8 mm. Cilindrada:
4.163
cm3. Taxa de compressão: 12,3:1. Potência máxima: 450 cv a 8.250 rpm. Torque máximo:
43,9 m.kgf de 4.000 a 6.000 rpm.
Injeção direta.
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CÂMBIO
- manual automatizado, 7 marchas; tração integral permanente. Relações:
1ª) 3,69; 2ª) 2,24; 3ª) 1,56; 4ª) 1,17; 5ª) 0,91; 6ª) 0,74; 7ª)
0,62; diferencial, 4,37.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 13; 3ª) 19;
4ª) 25; 5ª) 32; 6ª) 39; 7ª) 47. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado, ø ND; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 11,6 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos, molas helicoidais,
estabilizador; traseira, independente, multibraço, molas
helicoidais, estabilizador. |
RODAS
- 20 pol; pneus, 275/30 R 20. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,649 m; largura, 1,86 m; altura, 1,366 m; entre-eixos,
2,751 m; bitola dianteira, 1,586 m; bitola traseira, 1,582 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,33; capacidade do tanque,
64 l; porta-malas, 455 l; peso, 1.725 kg. |
GARANTIA -
2
anos sem limite de quilometragem; informações de
fábrica, 0800 7772834. |
CARRO AVALIADO -
Ano-modelo, 2011; pneus, Yokohama Advan Sport; quilometragem inicial,
9.000 km. |
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