Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Com tração e freios superlativos, esse quatro-lugares refinado pode ser dirigido com vigor -- e parece apto a repeti-lo dia após dia, ano após ano

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

São quase R$ 1.000 para curtir cada cavalo fornecido pelo V8, mas os que puderem pagar levarão prazer garantido -- em uma bela embalagem

Gosto disso? Sim e não: gosto da eficiência, de perceber como esse Audi sobe a estradinha de montanha de modo eficaz, seguro e ao mesmo tempo emocionante. Não gosto da falta de surpresa, da sensação anestesiada de percorrer as curvas, onde a mínima ousadia é reprimida. Há como contornar isso? Sim, apertando a tecla que atenua a ação do controle de estabilidade. O carro fica mais arisco, mas — como disse Lothar — ainda assim muito "assistido" pelos aparatos mágicos destinados a tornar a pilotagem segura e eficaz.

A cada curva, mais íntimo, mais à vontade. Certamente um grande esportivo, mas sem a pegada brutal da RS6 Avant, apesar de se mostrar mais fácil de tocar nesse ambiente escolhido — travado, revirado. Local que, mais do que colocar à prova o fôlego dos pulmões desse Audi, seu V8, provoca é o estômago de quem está ao volante. As frenagens revelam o que já se intuía: com tanta borracha em contato com o solo, a tarefa dos enormes discos e pinças do RS5 é facilitada. O pedal não perde eficiência, mesmo duramente exigido, e o único senão é uma leve vibração, já notada quando da retirada do carro da garagem da Audi, por um provável empenamento dos discos.

Ao fim da jornada, o cansaço era nosso, pois o Audi RS5 parecia poder passar o resto da vida percorrendo aqueles quilômetros de serra e esbanjando sua eficácia. Como ponto alto restou, sem dúvida, o acerto do chassi, a precisão demonstrada: o cupê vai para onde você o apontar e segue fielmente a trajetória que se deseja. Provocado, é a frente que escorrega primeiro, mas é logo "chamada às ordens", pois a reação às mudanças de aderência é imediata.

O poderoso motor V8 gira alto, canta bonito e suas respostas são intensas, mas fica aquém do esperado em sensações. Menos pela potência (onde se usam 450 cv fora de uma pista?) e mais pelo torque, que se situa numa faixa algo estreita e, portanto, exige maior uso do câmbio. Câmbio esse que, sim, traz um prazer todo especial. Na volta a São Paulo, os faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e comutação automática (passam de alto para baixo ao detectar veículo em sentido oposto) fazem a noite se tornar dia.

O que mais dizer? Um Audi de R$ 435 mil (R$ 443,2 mil com volante de camurça e tapetes, que devem ser os mais caros do mundo) só poderia mesmo oferecer o acabamento e o requinte — além da citada tecnologia — que você espera dele. Além de tudo isso há a beleza, um inspirado desenho de carroceria, destinado a se tornar um clássico e ser lembrado no futuro como um dos mais belos de nosso tempo.

O RS5 em uma só palavra? Mágico!

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; bloco e cabeçotes de alumínio; duplo comando nos cabeçotes com variador de tempo, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 4.163 cm3. Taxa de compressão: 12,3:1. Potência máxima: 450 cv a 8.250 rpm. Torque máximo: 43,9 m.kgf de 4.000 a 6.000 rpm. Injeção direta.

CÂMBIO - manual automatizado, 7 marchas; tração integral permanente. Relações: 1ª) 3,69; 2ª) 2,24; 3ª) 1,56; 4ª) 1,17; 5ª) 0,91; 6ª) 0,74; 7ª) 0,62; diferencial, 4,37. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 13; 3ª) 19; 4ª) 25; 5ª) 32; 6ª) 39; 7ª) 47.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado, ø ND; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,6 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos, molas helicoidais, estabilizador; traseira, independente, multibraço, molas helicoidais, estabilizador.
RODAS - 20 pol; pneus, 275/30 R 20.
DIMENSÕES - comprimento, 4,649 m; largura, 1,86 m; altura, 1,366 m; entre-eixos, 2,751 m; bitola dianteira, 1,586 m; bitola traseira, 1,582 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,33; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 455 l; peso, 1.725 kg.
GARANTIA - 2 anos sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800 7772834.
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2011; pneus, Yokohama Advan Sport; quilometragem inicial, 9.000 km.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade