

Sem se afastar do habitual na
marca, o painel transmite esportividade; o monitor de 6,5 pol inclui um
gráfico dos sensores de estacionamento


Na frente, bancos excelentes com
ajustes elétricos; atrás, lugar para apenas duas pessoas, mas com o
conforto de um sedã médio-grande |
Dirigindo
Sentado em um banco de
conformação perfeita como os alemães sabem fazer como poucos, o
motorista do A5 Sportback tem a sensação de estar em um sedã de luxo,
mas com claro tempero esportivo, tanto pela posição mais baixa que o
usual quanto pelos elementos a sua frente: o volante de três raios com
aro grosso e apoio ideal para as mãos (em que a almofada central repete
a forma de trapézio da grade dianteira), os instrumentos em módulos
separados com ponteiros que apontam para baixo com o motor desligado, o
console central voltado ao condutor com todos os comandos. O acabamento
esmerado é típico da Audi e transmite ótima impressão.
Colocado o A5 em movimento, o motor gira muito macio, mérito das duas
árvores de balanceamento, e entrega
doses generosas de torque desde baixas rotações: o valor máximo de 35,7
m.kgf está presente na faixa de 1.500 a 4.200 rpm, ou seja, grande parte
das condições de uso mais comuns. O câmbio é um dos responsáveis pela
rapidez de respostas ao comando do acelerador. O motorista pode optar
pela atuação automática, pelas trocas manuais (sobe para frente, reduz
para trás, ou por alavancas atrás do volante) ou pelo modo esportivo,
quando as mudanças são feitas em rotação mais alta. Ao se pisar fundo, o
câmbio muda de marcha para cima antes de chegar ao limite de giros, como
é comum na marca.
O melhor do teste veio em uma sequência de curvas em alta velocidade.
Toda a eletrônica trabalha para manter o carro na trajetória, enquanto
os pneus 245/40 R 18 trazem boa reserva de aderência. O bloqueio
eletrônico do diferencial distribui melhor a tração entre as rodas
dianteiras, ao aplicar leve pressão de frenagem à roda interna, o que
evita que ela perca aderência pela aplicação excessiva de potência. Esse
Audi conta ainda com sistema de recuperação de energia das frenagens,
semelhante ao Kers usado na Fórmula 1 até o ano passado. Se na F-1 o
sistema armazenava energia em um acumulador e depois entregava em forma
de potência, no A5 ele serve para reduzir a carga do alternador,
funcionando como um conversor de energia elétrica. O benefício é
trabalhar com um alternador menor e mais "solto", o que resulta em menos
esforço do motor. E, quanto menos esforço o motor faz para mover seus
periféricos, mais potência sobra para o motorista desfrutar. |
MOTOR
- longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm.
Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 9,6:1. Injeção direta,
turbocompressor, resfriador de ar. Potência máxima: 214 cv de
4.300 a 6.000 rpm. Torque máximo: 35,7
m.kgf de 1.500 a 4.200 rpm. |
CÂMBIO
- automático de variação contínua, simulação de 8 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 11,5 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira,
independente, multibraço. |
RODAS
- 8 x 18 pol; pneus, 245/40 R 18. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,711 m; largura, 1,854 m; altura, 1,391 m;
entre-eixos, 2,81 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 480
l; peso, 1.530 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 234 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 7,4 s. |
CONSUMO
- em cidade, 10,5 km/l; em estrada, 17,2 km/l. |
Dados do fabricante |
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