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Turbo, injeção direta e variação de válvulas de admissão levam o 2,0-litros a 214 cv com um ótimo torque; o comportamento dinâmico surpreende
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Sem se afastar do habitual na marca, o painel transmite esportividade; o monitor de 6,5 pol inclui um gráfico dos sensores de estacionamento

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Na frente, bancos excelentes com ajustes elétricos; atrás, lugar para apenas duas pessoas, mas com o conforto de um sedã médio-grande

Dirigindo   Sentado em um banco de conformação perfeita como os alemães sabem fazer como poucos, o motorista do A5 Sportback tem a sensação de estar em um sedã de luxo, mas com claro tempero esportivo, tanto pela posição mais baixa que o usual quanto pelos elementos a sua frente: o volante de três raios com aro grosso e apoio ideal para as mãos (em que a almofada central repete a forma de trapézio da grade dianteira), os instrumentos em módulos separados com ponteiros que apontam para baixo com o motor desligado, o console central voltado ao condutor com todos os comandos. O acabamento esmerado é típico da Audi e transmite ótima impressão.

Colocado o A5 em movimento, o motor gira muito macio, mérito das duas árvores de balanceamento, e entrega doses generosas de torque desde baixas rotações: o valor máximo de 35,7 m.kgf está presente na faixa de 1.500 a 4.200 rpm, ou seja, grande parte das condições de uso mais comuns. O câmbio é um dos responsáveis pela rapidez de respostas ao comando do acelerador. O motorista pode optar pela atuação automática, pelas trocas manuais (sobe para frente, reduz para trás, ou por alavancas atrás do volante) ou pelo modo esportivo, quando as mudanças são feitas em rotação mais alta. Ao se pisar fundo, o câmbio muda de marcha para cima antes de chegar ao limite de giros, como é comum na marca.

O melhor do teste veio em uma sequência de curvas em alta velocidade. Toda a eletrônica trabalha para manter o carro na trajetória, enquanto os pneus 245/40 R 18 trazem boa reserva de aderência. O bloqueio eletrônico do diferencial distribui melhor a tração entre as rodas dianteiras, ao aplicar leve pressão de frenagem à roda interna, o que evita que ela perca aderência pela aplicação excessiva de potência. Esse Audi conta ainda com sistema de recuperação de energia das frenagens, semelhante ao Kers usado na Fórmula 1 até o ano passado. Se na F-1 o sistema armazenava energia em um acumulador e depois entregava em forma de potência, no A5 ele serve para reduzir a carga do alternador, funcionando como um conversor de energia elétrica. O benefício é trabalhar com um alternador menor e mais "solto", o que resulta em menos esforço do motor. E, quanto menos esforço o motor faz para mover seus periféricos, mais potência sobra para o motorista desfrutar.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 9,6:1. Injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar. Potência máxima: 214 cv de 4.300 a 6.000 rpm. Torque máximo: 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.200 rpm.
CÂMBIO - automático de variação contínua, simulação de 8 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,5 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 8 x 18 pol; pneus, 245/40 R 18.
DIMENSÕES - comprimento, 4,711 m; largura, 1,854 m; altura, 1,391 m; entre-eixos, 2,81 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 480 l; peso, 1.530 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 234 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,4 s.
CONSUMO - em cidade, 10,5 km/l; em estrada, 17,2 km/l.
Dados do fabricante
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Técnica do A5 Sportback inclui modernas suspensões, bloqueio eletrônico do diferencial e câmbio Multitronic CVT, capaz de simular oito marchas

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