Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O motor de 3,2 litros passa a contar com variador de levantamento das válvulas, que traz ganho de potência e de eficiência em cargas parciais

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A tração integral Quattro é de série na versão V6; as suspensões são independentes com braços sobrepostos à frente e multibraço atrás

Acompanhando o fluxo no trânsito ou em estradas, a diferença entre um modo e outro é muito sutil. Percebe-se prontamente a alteração no volante e um pouco de mudança na resposta no acelerador. Entretanto, a diferença aparece mesmo na hora em que a condução é puramente esportiva, como tivemos oportunidade de experimentar nos trechos de estrada sinuosa que a Audi selecionou para a apresentação do carro. Nessas condições, o modo dinâmico faz toda a diferença, pois os sistemas do carro parecem "conversar" melhor e a resposta para o motorista se torna mais rápida e eficiente. É possível, assim, usar e abusar do forte motor V6 e da tração integral que equipam o carro.

A intenção da Audi em tornar o A4 um modelo cada vez mais esportivo é clara. Percebe-se isso tanto em seu desenho quanto em seu comportamento, embora ela não tenha esquecido os consumidores que buscam condução e comportamento mais tranqüilos. Por isso mesmo desenvolveu esse sistema, de maneira que o carro pode agradar a gregos e troianos — ainda que aqueles que preferem mais esportividade tenham sido beneficiados pelos engenheiros de Ingolstadt.

O Drive Select é um equipamento opcional mesmo na versão V6 e vem em conjunto com as rodas de 18 pol. O comprador deverá desembolsar polpudos R$ 16.440 por esses opcionais, mas a Audi está confiante em que o sistema será escolhido por 90% dos futuros proprietários do A4. O preço inicial da versão V6 é de R$ 229.000 (a versão 2,0 turbo, mais acessível, chega em outubro por R$ 159.000 com 183 cv e R$ 198.000 com 214 cv), mas caros mesmo são os opcionais. Com extensa lista — Drive Select, chave inteligente, acionamento do motor por botão, rodas 18, bolsas infláveis laterais traseiras e o pacote S Line, que traz pára-choques e grade mais esportivos —, o preço do conjunto vai a R$ 66.400. Um modelo com todos os opcionais beira os R$ 300.000, o que é muito para um carro dessa categoria.

Diante disso, pode-se prever que veículos com todos opcionais serão muito raros, mas essa extensa lista permite ao cliente uma grande opção de configuração do carro a seu gosto e necessidade. E a escolha se estende, garante a Audi, também às cores do veículo, que podem ser 15 tons diferentes. Será que o marasmo de preto e prata vai acabar, ao menos na linha A4? A conferir.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 3.197 cm3. Taxa de compressão: 12,5:1. Injeção direta. Potência máxima: 265 cv a 6.500 rpm. Torque máximo: 33,6 m.kgf a 3.000 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 18 pol; pneus, ND.
DIMENSÕES - comprimento, 4,703 m; largura, 1,826 m; altura, 1,427 m; entreeixos, 2,808 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 480 l; peso, 1.610 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 250 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,4 s.
CONSUMO - em cidade, 7,3 km/l; em estrada, 14,7 km/l.
Dados do fabricante; consumo conforme padrões europeus; ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade