

O motor de 3,2 litros passa a
contar com variador de levantamento das válvulas, que traz ganho de
potência e de eficiência em cargas parciais


A tração integral Quattro é de
série na versão V6; as suspensões são independentes com braços
sobrepostos à frente e multibraço atrás |
Acompanhando o fluxo no trânsito ou em estradas, a diferença entre um
modo e outro é muito sutil. Percebe-se prontamente a alteração no
volante e um pouco de mudança na resposta no acelerador. Entretanto, a
diferença aparece mesmo na hora em que a condução é puramente esportiva,
como tivemos oportunidade de experimentar nos trechos de estrada sinuosa
que a Audi selecionou para a apresentação do carro. Nessas condições, o
modo dinâmico faz toda a diferença, pois os sistemas do carro parecem
"conversar" melhor e a resposta para o motorista se torna mais rápida e
eficiente. É possível, assim, usar e abusar do forte motor V6 e da
tração integral que equipam o carro.
A intenção da Audi em tornar o A4 um modelo cada vez mais esportivo é
clara. Percebe-se isso tanto em seu desenho quanto em seu comportamento,
embora ela não tenha esquecido os consumidores que buscam condução e
comportamento mais tranqüilos. Por isso mesmo desenvolveu esse sistema,
de maneira que o carro pode agradar a gregos e troianos — ainda que
aqueles que preferem mais esportividade tenham sido beneficiados pelos
engenheiros de Ingolstadt.
O Drive Select é um equipamento opcional mesmo na versão V6 e vem em
conjunto com as rodas de 18 pol. O comprador deverá desembolsar polpudos
R$ 16.440 por esses opcionais, mas a Audi está confiante em que o
sistema será escolhido por 90% dos futuros proprietários do A4. O preço
inicial da versão V6 é de R$ 229.000 (a versão 2,0 turbo, mais
acessível, chega em outubro por R$ 159.000 com 183 cv e R$ 198.000 com
214 cv), mas caros
mesmo são os opcionais. Com extensa lista — Drive Select, chave
inteligente, acionamento do motor por botão, rodas 18, bolsas infláveis
laterais traseiras e o pacote S Line, que traz pára-choques e grade mais
esportivos —, o preço do conjunto vai a R$ 66.400. Um modelo com todos
os opcionais beira os R$ 300.000, o que é muito para um carro dessa
categoria.
Diante disso, pode-se prever que veículos com todos opcionais serão
muito raros, mas essa extensa lista permite ao cliente uma grande opção
de configuração do carro a seu gosto e necessidade. E a escolha se
estende, garante a Audi, também às cores do veículo, que podem ser 15
tons diferentes. Será que o marasmo de preto e prata vai acabar, ao
menos na linha A4? A conferir. |
MOTOR
- longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando variável nos cabeçotes,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85,5 x 92,8 mm.
Cilindrada: 3.197 cm3. Taxa de compressão: 12,5:1. Injeção
direta. Potência máxima: 265 cv a 6.500 rpm. Torque máximo:
33,6
m.kgf a 3.000 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira,
independente, multibraço. |
RODAS
- 18 pol; pneus, ND. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,703 m; largura, 1,826 m; altura, 1,427 m;
entreeixos, 2,808 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 480
l; peso, 1.610 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 250 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 6,4 s. |
CONSUMO - em cidade, 7,3
km/l; em estrada, 14,7 km/l. |
Dados do fabricante; consumo
conforme padrões europeus; ND = não disponível |
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