Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Mesmo com peso adicional, o A4 dispõe de elevado torque que se traduz em ótimo desempenho; a suspensão concilia conforto e alta estabilidade

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os bancos revestidos em couro e camurça dão o toque sofisticado ao A4 Sport, que contrasta com sua aceleração através das oito marchas

Contudo, ao optar pelas trocas manuais usando as borboletas por trás do volante, ocorre uma surpresa. Aquilo que poderia ser um simples exibicionismo tecnológico, ou seja, a possibilidade de estabelecer estágios — em princípio desnecessários — em um sistema de variação contínua, se revela sedutor. O sedã tranqüilo, mas poderoso, que praticamente anestesia seu motorista e evita qualquer erro através de seus variados automatismos, ganha outra face. Passar oito marchas acelerando a fundo, com espaçamento mínimo entre uma e outra, faz rever posições. A primeira delas é de que aquele Sport no nome do A4 era "para inglês ver". Não é. Os 214 cv dizem bem mais a que vieram quando o câmbio Multitronic está à mercê de quem senta no banco do motorista, e não quando são os sensores os responsáveis pela batuta.

Apesar de ter crescido em dimensões gerais — em especial na distância entre eixos — em relação à geração anterior do A4, este sedã ataca curvas com uma disposição que confirma o acerto de buscar uma melhor centralização das massas, deslocando o motor para trás e para baixo, assim como encurtando o balanço dianteiro. Se o A4 Sport aparenta ser um carro de representação ou o carro número um da família, ele também pode ser, e com grande competência, um excelente vetor para se andar rápido e obter prazer na pilotagem. Essa faceta dupla não se aplica ao A3 Sport, que é todo feito para quem gosta de acelerar. Dois são os pontos positivos a destacar nele, fora o fato de ter um preço bem abordável para um Audi.

O primeiro é o controle de largada, coerente com a proposta esportivo. Para usá-lo é necessário desligar os controles de tração e de estabilidade, zerar o hodômetro, colocar o câmbio em "S", pisar no freio e acelerar fundo: o motor se estabiliza numa rotação perto de 3.000 rpm e, nesse momento, basta soltar o pé do freio para o A3 Sport sair como um raio, esfregando os pneus no asfalto e cumprindo a melhor aceleração possível. Outro ponto alto é o câmbio, que traz o tempo de troca de marchas a um patamar absurdo. A rapidez com a qual as mudanças ocorrem é de ridicularizar os melhores câmbios de motocicleta, inclusos os dotados de Powershifter, que dispensa o uso da alavanca de embreagem (cortam a injeção quando um sensor posicionado na haste do câmbio detecta a pressão do pé do piloto).

Além de veloz nas mudanças, o S-Tronic é preciso, justo e muito bem casado com o saudável motor turbo. Somado ao acerto de suspensões, faz deste A3 o digno herdeiro do sucesso da saudosa versão paranaense.

Ficha técnica
    A3 A4
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha longitudinal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, variável, 4
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 9,6:1
Potência máxima 200 cv de 5.100 a 6.000 rpm 214 cv de 4.300 a 6.000 rpm
Torque máximo 28,5 m.kgf de 1.800 a 5.000 rpm 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.200 rpm
Alimentação injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo e marchas manual automatizado, 6 automático de variação contínua
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência elétrica hidráulica
Diâmetro de giro 10,7 m 11,5 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas 7,5 x 17 pol 8 x 18 pol
Pneus 225/45 R 17 245/40 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,238 m 4,703 m
Largura 1,765 m 1,826 m
Altura 1,421 m 1,427 m
Entre-eixos 2,578 m 2,808 m
Capacidade do tanque 55 l 65 l
Porta-malas 350 l 480 l
Peso 1.330 kg 1.475 kg
Desempenho e consumo
  A3 A4
Velocidade máxima 238 km/h 240 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,8 s 6,9 s
Consumo em cidade 10,2 km/l 8,5 km/l
Consumo em estrada 17,5 km/l 14,0 km/l
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade