


Se os 122 cv do motor turbo de
1,4 litro não impressionam, o alto torque oferecido em ampla faixa
garante desenvoltura a um carro de 1.200 kg


Os esquemas técnicos mostram uma
mecânica que, à parte motor e câmbio, usa fórmulas conhecidas como o
eixo de torção na traseira |
A calibração do controle de estabilidade mostra-se ideal, pois se pode
até provocar leve saída de traseira, cortando o acelerador na entrada da
curva, sem provocar sua intervenção. Uma vez desativado o aparato
eletrônico pelo botão no painel, o pequeno alemão continua fácil de
controlar e incapaz de provocar surpresas no motorista.
Nas rápidas mudanças de rumo, os "S" rápidos, o A1 mostra-se menos
rígido do que o previsto, pois a carroceria "rola", mas sem que os
largos pneus façam menção de perder aderência. O câmbio S-tronic
impressiona pela suavidade e rapidez com que executa as mudanças, mas
para a tocada em pista — ou quase — seria preferível que segurasse as
marchas em vez de executar a troca automática para cima. Por um par de
vezes, em vez de manter a segunda na boca da curva, ele passou uma
indevida terceira.
Sessão de tortura encerrada, era hora de levar o pequeno ao mundo real,
ou quase. Um roteiro de meros 30 quilômetros por rodovias, ainda bem que
com muitas curvas. Nesse momento foi feita a troca pela versão com rodas
de 16 pol e pneus mais altos e macios. Falamos em mundo real ou quase, e
o "quase" foi por conta de termos de seguir em comboio, colados a um A7,
o que não impediu o entusiasmo no trecho mais sinuoso.
Hora de sentir o A1 "conversando" com seu novo lar, as estradas do
Brasil. O roteiro escolhido tinha um bom asfalto que ensejava uma
impressão das melhores, mas não foi diferente em pavimentos menos
favoráveis, como no calçamento em paralelepípedos da cidadezinha
atravessada no passeio. Nada de excessiva transmissão de irregularidades
à cabine, tampouco resposta brusca das suspensões. Enquanto isso, o
amplo teto solar opcional oferecia agradável luminosidade ao pequeno,
mas aconchegante, habitáculo.
Deixando o câmbio em automático, o A1 faz as trocas de forma
imperceptível e, a uma leve pressão do acelerador, entende que é hora de
reduzir marchas — operação só notada pela elevação das rotações.
Suavidade idem é a operada pelo turbo, imperceptível, e não há "buracos"
no arco de ação do motor. A faixa vermelha do conta-giros está a 6.500
rpm, mas o pico de potência chega cedo, a 5.000. Mais do que cavalos, é
o torque que faz a diferença do A1 nessa condução em vias públicas: com
o pico de 20,4 m.kgf durando de 1.500 até 4.000 rpm, a resposta ao
acelerador é sempre pronta, cheia, o que explicita a elevada tecnologia
empregada.
Na volta ao kartódromo, uma esticada na Rodovia Castello Branco mostra a
serenidade com que o pequeno carro encara velocidades típicas de sua
terra natal, com peso de direção e estabilidade direcional impecáveis. A
rotação do motor em sétima marcha é baixa, mas o motor tem desenvoltura
mesmo em regimes modestos. Se fosse o caso, poderia alcançar 203 km/h e
acelerar de 0 a 100 em 8,9 segundos, afirma o fabricante. Não é muito,
mas deve convencer bem à maioria de seu público-alvo. Já os donos de
Mini Cooper S não ficariam satisfeitos sem a versão de 185 cv do A1.
Ao fim do passeio, o anti-Mini de Ingolstadt nos convenceu, mais na
substância que na forma, de que será um válido oponente no crescente
mercado de valorosos, tecnológicos e valentes compactos premium. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 75,6 mm.
Cilindrada: 1.390 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção
direta, turbocompressor e resfriador de ar. Potência máxima: 122 cv a
5.000 rpm. Torque máximo:
20,4
m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm. |
CÂMBIO
- manual automatizado, 7 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 16 pol; pneus, 215/45 R 16. |
DIMENSÕES
- comprimento, 3,954 m; largura, 1,74 m; altura, 1,416 m;
entre-eixos, 2,469 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 270
l; peso, 1.200 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 203 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 8,9 s. |
CONSUMO
- em cidade, 15,4 km/l, em estrada, 21,7 km/l. |
Dados do fabricante |
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