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Clique para ampliar a imagem Identificada nas laterais e traseira, a série exibe um discreto spoiler, ponteira de escapamento esportiva e rodas de 16 pol com excelentes pneus 205/50-16. O interior é agradável e moderno, com o nome do carro bordado nos bancos, mas deveria ter mais equipamentos Clique para ampliar a imagem
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Como está, o XR é um carro para ser curtido nas curvas. A notável estabilidade do Focus foi acentuada com as alterações na suspensão e nos pneus (saiba mais sobre técnica), tornando-o um brinquedo delicioso para estradas sinuosas. É daqueles carros que, ao terminar um trecho de serra, dão vontade de refazê-lo — de preferência em alta rotação, para ouvir o discreto mas encorpado ronco de escapamento.

O contraponto é um rodar firme, não muito confortável, mas totalmente adequado à proposta da versão. E estão mantidos dois outros destaques da suspensão do carro: boa passagem por lombadas, em que a altura não requer cuidado especial, e notável absorção de ruídos e de pequenas irregularidades.

Esportivo por fora...   A Ford acertou também no tratamento estético, mesmo sem ter investido muito. O XR ganhou apenas rodas de 16 pol de aro com pneus 205/50 (o estepe é de aço, 15 pol, com 195/60), um discreto spoiler traseiro, máscara negra nos faróis (deveriam ter recebido duplo refletor, que a Ford introduz só agora em outubro), grade dianteira com vãos em forma de colméia, elementos pintados na cor da carroceria (como a parte inferior do pára-choque traseiro) e luzes de direção dianteiras e laterais incolores.

Disponível apenas na cor prata, o carro ficou bastante atraente, mas deveria haver opção de tons como preto e vermelho, bem aceitos em esportivos. No interior, os bancos são revestidos em tecido cinza-escuro com o interessante detalhe do logotipo "Focus" bordado em prata nos encostos dianteiros. A mesma cor aparece em parte do painel (como na versão Ghia), do console central e em uma faixa nas portas. Faltou um volante revestido em couro, material que poderia ser aplicado também aos bancos como opcional.

...despojado por dentro   Uma vez sentado, algumas decepções para o motorista. Uma, o conhecido problema do encosto de altura constante, qualquer que seja o ajuste do assento: de acordo com a regulagem escolhida, o apoio lombar pode ficar muito alto ou baixo. Outra, a falta de apoios laterais para reter o corpo nas curvas que o carro faz tão bem. E a iluminação do painel em verde, embora agradável, destoa do apelo esportivo. Continua

Equipamentos de série
e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S/S
Alarme / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) ND
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD ND
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico S/S
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preço
Único R$ 47.019
Não há opcionais

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