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Como está, o XR é um
carro para ser curtido nas curvas. A notável estabilidade do Focus foi
acentuada com as alterações na suspensão e nos pneus (saiba
mais sobre técnica), tornando-o um brinquedo delicioso para estradas
sinuosas. É daqueles carros que, ao terminar um trecho de serra, dão
vontade de refazê-lo — de preferência em alta rotação, para ouvir o
discreto mas encorpado ronco de escapamento.
O contraponto é um rodar firme, não muito confortável, mas totalmente
adequado à proposta da versão. E estão mantidos dois outros destaques da
suspensão do carro: boa passagem por lombadas, em que a altura não
requer cuidado especial, e notável absorção de ruídos e de pequenas
irregularidades.
Esportivo por
fora... A Ford
acertou também no tratamento estético, mesmo sem ter investido muito. O
XR ganhou apenas rodas de 16 pol de aro com pneus 205/50 (o estepe é de
aço, 15 pol, com 195/60), um discreto spoiler traseiro, máscara negra
nos faróis (deveriam ter recebido duplo
refletor, que a Ford introduz só agora em outubro), grade dianteira
com vãos em forma de colméia, elementos
pintados na cor da carroceria (como a parte inferior do pára-choque
traseiro) e luzes de direção dianteiras e laterais incolores.
Disponível apenas na cor prata, o carro ficou bastante atraente, mas
deveria haver opção de tons como preto e vermelho, bem aceitos em
esportivos. No interior, os bancos são revestidos em tecido cinza-escuro
com o interessante detalhe do logotipo "Focus" bordado em prata nos
encostos dianteiros. A mesma cor aparece em parte do painel (como na
versão Ghia), do console central e em uma faixa nas portas. Faltou um
volante revestido em couro, material que poderia ser aplicado também aos
bancos como opcional.
...despojado por
dentro Uma vez
sentado, algumas decepções para o motorista. Uma, o conhecido problema
do encosto de altura constante, qualquer que seja o ajuste do assento:
de acordo com a regulagem escolhida, o apoio lombar pode ficar muito
alto ou baixo. Outra, a falta de apoios laterais para reter o corpo nas
curvas que o carro faz tão bem. E a iluminação do painel em verde,
embora agradável, destoa do apelo esportivo.
Continua |