Best Cars Web Site

Automática e mais acessível

Clique para ampliar a imagem

Por bem menos que a Privilège 2,0, a Scénic Expression
1,6 oferece câmbio automático e desempenho razoável

Texto e fotos: Fabrício Samahá
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Se o desenho da Scénic não esconde o peso da idade, ela continua agradando pelo interior espaçoso, comportamento correto e o desempenho aceitável do motor 1,6 16V

Câmbio automático e minivan sempre foram uma combinação harmônica. Um tipo de carro mais voltado ao transporte da família, seja no dia-a-dia ou nos passeios, tem tudo a ver com a comodidade de não precisar trocar de marcha ou pisar na embreagem. Mas demorou um bocado para que aparecesse a primeira opção a combinar esses elementos — a Scénic RXE 2,0 automática, em 2001.

Depois dela vieram a Zafira 2,0 e os hatches monovolumes automáticos (Mercedes-Benz A 190 e Honda Fit, que não consideramos minivans; saiba mais); em breve haverá a mesma opção para a Xsara Picasso. Mas foi no final de 2003 que a Renault deu novo passo importante no segmento, ao tornar a caixa automática de quatro marchas disponível também para a versão Expression 1,6 de sua minivan.

Como se espera, o conforto ficou bem mais acessível: essa Scénic custa R$ 52,4 mil (não há opcionais), vantagem importante sobre a Privilège 2,0 com o mesmo câmbio, que começa em R$ 61 mil (existe ainda a Privilège 1,6, a R$ 60 mil). Além do motor, de 110 contra 138 cv, mudam na Expression o acabamento e os equipamentos de série — para baixo, claro.

A versão intermediária da linha (sucessora da RT depois que a Renault trocou as siglas por nomes) é simples por fora, com rodas de aço e calotas e a ausência de faróis de neblina. Fora isso, só o dono — ou seus convidados — identifica a versão: a plaqueta alusiva ao acabamento fica no batente da porta dianteira direita. Já o interior não é despojado: tem um revestimento correto e em tons não muito escuros, ajuste elétrico dos faróis, luzes de leitura (dianteira e duas traseiras), banco do motorista ajustável em altura e apoio lombar, conta-giros, pára-brisa com faixa degradê, limpador de intervalo ajustável, "mesinhas de avião", travamento automático das portas ao rodar e até computador de bordo. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 24/4/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados