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O logotipo destaca o gerenciamento eletrônico; as versões Colina, Tornado e Executive, de cima para baixo, exibem mudanças externas muito tímidas para o segmento que recebeu há pouco um novo Toyota Hilux

Em contrapartida, ainda de acordo com a GM, o picape ficou mais econômico. O de cabine simples percorre 12,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, e a de cabine dupla, 12,2 e 15,1 km/l, na mesma ordem (antes, 10,8 e 14,2 km/l no duplo). Em resumo, do modelo 2005 para o 2006 houve uma economia de até 17% no consumo urbano e de 9% no rodoviário. A autonomia chega a superar 1.000 quilômetros.

Avaliado em dois percursos engenhosamente criados pela GM na fazenda Cravinhos (região de Ribeirão Preto, SP), um para explorar as potencialidades fora-de-estrada e outro de circuito misto, que incluía trechos alagados, terra, cascalho e um pouco de asfalto (infelizmente muito pouco para que se pudesse avaliar o carro em velocidade), o S10 mostrou que cumpre a promessa. O torque está bem presente em baixa rotação, o que facilita tanto superar obstáculos quanto dirigir na cidade. O desempenho rodoviário, de qualquer modo, já era bem satisfatório na antiga versão de 132 cv, lançada em 2000.

Também é muito fácil engatar a tração 4x4 e a reduzida, por meio de botões no painel. Uma reintrodução há muito esperada é o chamado Trac-Lock, nada mais que um diferencial autobloqueante — item que a GM ofereceu no S10 por pouco tempo na fase de lançamento. O recurso previne o deslizamento das rodas traseiras pois, ao detectar perda de tração em uma das rodas, transfere o torque para a roda com maior aderência. Com isso, melhora tanto a capacidade fora-de-estrada quanto o comportamento em curvas fechadas, em que o picape sem autobloqueante pode manter a roda interna à curva girando em falso.

Nova comodidade é o controlador de velocidade, disponível nas versões Tornado e Executive e de certo modo único na categoria (o Hilux o oferece apenas com câmbio automático). Por fora, admite a própria GM, houve simples mudanças cosméticas, bastante tímidas. "A reestilização foi pequena, sem dúvida. O modelo mudou muito pouco", reconheceu ao BCWS o diretor geral de marketing e vendas Marcos Munhoz. O vice-presidente de Engenharia da GM LAAM (América Latina, África e Oriente Médio), Pedro Manuchakian, tentou justificar o exagero: "É a nomenclatura da marca. Na verdade, o carro sofreu mudanças contínuas ao longo dos anos. Se formos verificar, mudaram sim as gerações mesmo. Mas não fomos os primeiros a praticar isso. Não podemos explicar". Continua

Séries especiais
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Junto do novo motor, a GM coloca no mercado duas edições limitadas do S10. A Rodeio, com preço a partir de R$ 86.937, vem com cabine dupla, tração 4x4 e o motor turbodiesel. As novidades são elementos estéticos: rodas de alumínio com acabamento diferenciado, lanternas traseiras em tom fumê, capota

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marítima, estrutura tubular na caçamba e estribos, além de faróis de neblina. A outra é a Advantage, uma versão de entrada, que chega por R$ 49.990 e oferece apenas o motor a gasolina de 2,4 litros e 128 cv, tração traseira e cabine dupla. O Blazer já oferecia desde a linha 2005 essa opção, que hoje custa R$ 56.117.

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