MOTOR -
longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por
cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Cilindrada: 1.596 cm3.
Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97/99 cv a 5.750
rpm*. Torque máximo: 14,1/14,4 m.kgf a 3.000 rpm*. Injeção
multiponto seqüencial.
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CÂMBIO - manual,
5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 3,455; 2ª) 1,944; 3ª)
1,286; 4ª) 0,909; 5ª) 0,73; diferencial, 4,111.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1) 8; 2) 14; 3) 21;
4) 30; 5) 37. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 239 mm ø;
traseiros a tambor, 200 mm ø. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 9,7 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 3,916 m; largura, 1,621 m; altura, 1,436 m;
entreeixos, 2,468 m; bitola dianteira, 1,39
m; bitola traseira, 1,38 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), ND; capacidade do tanque, 51
l; porta-malas, 285 l; peso, 1.006 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 183/184 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
11,5/11,2 s. |
CONSUMO
- em cidade, 11,4/8,0 km/l; em estrada, 16,8/11,6 km/l. |
Dados do fabricante; ND
= não disponível; * gasolina/álcool, nesta ordem |
Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem (3 anos para motor e câmbio); rede de concessionárias, 650; informações de
fábrica, 0800 195775. |
Ano-modelo, 2005;
pneus, Firestone Firehawk 700; quilometragem inicial, 6.800
km. |
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O conhecido AP de 1,6 litro, que
o equipa desde 1985, ainda demonstra bons serviços nesta versão
flexível, associado ao agradável câmbio de relações longas |
> Uma lição de
simplicidade: é como pode ser definido o veterano motor AP-1600
do Gol. Em uso desde 1985, segue uma filosofia de pouca
aplicação de novidades tecnológicas, mas oferece bons resultados
em eficiência e suavidade de funcionamento. Para este quesito é
fundamental a ótima relação r/l,
0,268 – bem melhor, como referência, que a de 0,314 do motor 1,6
de Golf, Polo e Fox. O AP também não usa
acelerador eletrônico, já bem
disseminado pela linha VW, neste caso com certa desvantagem: as
respostas são algo abruptas quando se acelera rapidamente. |
> Primeiro
nacional com motor flexível em combustível, o Gol foi também um
dos mais moderados na taxa de compressão, que tem influência
direta no desempenho e no consumo: apenas 10:1, contra 12,3:1 do
Fiesta 1,6, o mais ousado nesse aspecto até agora. Só o Clio 1,6
(9,7:1) conseguiu ser ainda mais tímido Foi o preço a pagar pela
primazia – no mercado como um todo, no caso da VW, e entre as
marcas francesas, no caso da Renault. |
> Embora seja
comum se ler por aí que a suspensão do Rallye (e da Parati
Crossover) é "27 mm mais alta" que a dos demais Gols, não é
verdade: o sistema em si responde por 18 mm, que se somam aos 9
mm a mais no raio dos pneus 195/55-15 em relação às outras
medidas em uso na linha. O vão livre obtido, aí sim, é 27 mm
maior. |
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