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Uma Picasso mais barata

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Foi o que a Citroën conseguiu ao aplicar o motor nacional
de 1,6 litro e 110 cv, mas que já deveria ser flexível

Texto: Bob Sharp - Fotos do autor e de divulgação

Depois de quatro anos no mercado com motor de 2,0 litros, a Citroën decidiu que era hora de oferecer uma versão mais acessível de sua minivan de cinco lugares. Para isso se valeu de motor nacional, produzido na fábrica de Porto Real, RJ e já utilizado no C3, em vez de ficar apenas com o importado de maior cilindrada. Com a mudança, o preço sugerido de R$ 57.480 da Xsara Picasso GLX 2,0 com câmbio manual baixou para R$ 49.950 numa primeira fase, que o fabricante chama de promocional. O preço normal da nova versão, que não terá a opção de caixa automática e só existirá no Brasil, é de R$ 54.680. O fabricante não informou a partir de quando o preço cheio será aplicado.

Segundo a Citroën, deverá haver alguma canibalização sobre as versões 2,0-litros, mas o novo posicionamento de preço atrairá os consumidores de outras marcas dessa faixa de preço, como a Renault Scénic e a Chevrolet Meriva, que são menores e têm potência semelhante. Da produção da Picasso em Porto Real, de 1.200 unidades por mês, o mix previsto é 35% de 1,6-litro, 45% de 2,0 GLX e 20% de 2,0 Exclusive. Todos os itens de série e opcionais da versão GLX de maior cilindrada foram mantidos. A única diferença visível na 1,6 é a ausência do emblema 2.0i 16V na tampa traseira, lado direito.

O motor a gasolina (o flexível chega só daqui a um ano, um atraso incompreensível, pois já é usado no 206 da sócia Peugeot), de 110 cv a 5.750 rpm, se não leva ao mesmo desempenho do 2,0 de 138 cv, não decepciona como se poderia esperar. Uma rápida avaliação em terreno plano permitiu constatar que retoma bem velocidade, graças em boa parte ao encurtamento médio de 13% na terceira, quarta e quinta marchas, e que consegue acelerar bem da imobilidade até 100 km/h — em 10,7 s, diz a fábrica, que informa também que o veículo atinge 186 km/h. O peso, 1.308 kg, aumentou em 2 kg devido ao bloco do motor de ferro fundido do 1,6 contra alumínio no 2,0. A relação peso-potência de 11,9 kg/cv (9,5 kg/cv na de 138 cv) ainda se mostra razoável para um veículo familiar.

Em velocidade de auto-estrada como 120 km/h há a percepção do motor girando mais alto do que seria desejável. Calculado, pois a Picasso não tem conta-giros, são 31,8 km/h por 1.000 rpm, o que significa quase 3.800 rpm a essa velocidade real. A Citroën, quando informava consumo (deixou de fazê-lo, lamentavelmente), declarava 9,6 km/l na cidade e 15,6 na estrada para a GLX 2,0 de 118 cv. Para a 1,6-litro, informou que o motor menor leva a consumir, em média, 8% menos nos ciclos-padrão de medição. Aplicando o porcentual, chega-se a 10,4 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Interessante é, e a empresa deveria divulgá-lo oficialmente.

Preço, desempenho e consumo estão mesmo na direção certa, diante do objetivo da Citroën em “democratizar” sua minivan no Brasil.

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Não há alterações externas ou internas na GLX 1,6, apenas sob o motor; os 110 cv cumprem um desempenho bem razoável, melhor do que se poderia esperar diante dos mais de 1.300 kg

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 78,5 x 82,0 mm. Cilindrada: 1.587 cm³. Taxa de compressão: 11,0:1. Injeção seqüencial. Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 15,6 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira, assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, independente, braço arrastado.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/65 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,276 m; largura, 1,751 m; altura, 1,660 m; entreeixos, 2,760 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 550 a 1.350 l; peso, 1.308 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 186 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,7 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

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Data de publicação: 24/5/05

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