Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A força adicional é oportuna em particular para a Weekend e o Strada; o picape também sai ganhando com o motor flexível, não disponível na versão 1,25

Como anda   O ganho de apenas 126 cm³ sobre o motor anterior não poderia resultar em empolgação, confirmado na avaliação efetuada durante o lançamento em Curitiba, PR. As versões com o novo motor ficaram apenas um pouco melhores. Houve aumento de potência em toda a faixa de uso, devido ao maior torque. A potência máxima cresceu sem aumentar a rotação (5.500 rpm antes e agora). Isso indica que a curva de torque se tornou bem mais plana do que antes e, sobretudo, que demora mais a cair após atingir o pico, corroborado também pelo fato do torque máximo continuar a ocorrer a 2.250 rpm.

Ao abastecer com álcool obtém-se desprezível aumento de torque e potência — mais 0,2 m.kgf e 1 cv, na ordem —, bem menos do que em outros flexíveis do mercado, até o próprio 1,8 da linha Palio (que, porém, é fabricado pela GM). Seria o “tanto faz” da recente campanha da Fiat?

Está claro que se trata “corrida de cilindrada” apenas, a nova motorização 1,4. O fabricante parece não se ter preocupado em apresentar algo realmente novo, o que fica evidenciado pela inexplicável redução da taxa de compressão, na contramão do interesse em aproveitar as características antidetonantes do álcool. Ter permanecido a mesma taxa já seria um retrocesso, quando mais reduzi-la. Mas o novo motor, mesmo com pior relação r/l, mantém a sensação de suavidade do anterior. Muito bons o isolamento e a dureza dos coxins, pouco passando do motor para dentro do veículo em questão de ruído e vibração.

O novo 1,4-litro, para ser notado mesmo, só olhando o emblema na traseira...

Ficha técnica
Palio ELX 1,4
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 72 x 84 mm. Cilindrada: 1.368 cm3. Taxa de compressão: 10,35:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 80 cv a 5.500 rpm (gasolina), 81 cv a 5.500 rpm (álcool). Torque máximo: 12,2 m.kgf a 2.250 rpm (gasolina), 12,4 m.kgf a 2.250 rpm (álcool).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 175/65 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,827 m; largura, 1,634 m; altura, 1,444 m; entreeixos, 2,373 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 290 l; peso, 1.091 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 165 km/h (gasolina), 166 km/h (álcool); aceleração de 0 a 100 km/h, 13,7 s (gasolina), 13,6 s (álcool). CONSUMO - em cidade, 13,0 km/l (gasolina), 9,2 km/l (álcool); em estrada, 17,0 km/l (gasolina), 12,6 km/l (álcool).
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados