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Na avaliação por rodovia e estrada de terra, a nova Idea agradou: pneus bons em ambos os terrenos, suspensão acertada e desempenho adequado a sua proposta

A aceleração 0-100 km/h era feita em 11,0/10,9 s; no Adventure é em 12,3/12,2 s. O consumo também foi afetado: na cidade, de 12,0/8,2 km/l passou para 10,0/7,2 km/l. Na estrada agora é 14,8/10,5 km/l, perdendo para a HLX, que apresentava 16,0/11,0 — sempre considerando gasolina e álcool, na ordem.

Se isso pode desestimular a compra da Idea Adventure, o resto mais do que compensa a pequena desvantagem. O veículo mostra comportamento honesto e inspira confiança. O trabalho de suspensão comprovou ser correto, e os pneus, uma agradável surpresa: reagem praticamente como pneus de asfalto e não mistos. Curvas podem ser tomadas com boa dose de vigor sem que apareçam vícios ou comportamentos estranhos, como oscilações nos dois planos ou saída de frente excessiva. Os freios repotenciados, com discos de 284 mm de diâmetro à frente em lugar de 257 mm, estão adequados ao maior peso do veículo. A Fiat escolheu bom trecho de rodovia, entre Belo Horizonte e Nova Lima.

É nas estradas de terra que esse novo membro da família Adventure está em casa. A boa distância do solo dá tranqüilidade até diante de piso bastante irregular. O curso de suspensão é bem dividido, não ocorrendo baques de batente ou perda de tração. A fábrica acertou bem a nova versão, que deve agradar. O desempenho não entusiasma, mas é mais do que próprio de veículos desse tipo com motores de menos de 2,0 litros.

Com a Idea Adventure, ganha o consumidor que gosta do espírito fora-de-estrada, mas não estava satisfeito com as opções da própria Fiat e da concorrência. Além das características do veículo em si, não precisará gastar mais do que com seus oponentes e receberá um pacote de itens de série bastante atraente. Se a idéia deu certo antes — em 1999 — para a Fiat, tudo indica que se repetirá.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 112 cv (gas.) e 114 cv (álc.) a 5.500 rpm. Torque máximo: 17,8 m.kgf (gas.) e 18,5 m.kgf (álc.) a 2.800 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5,5 x 15 pol; pneus, 205/70 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,142 m; largura, 1,713 m; altura, 1,814 m; entreeixos, 2,51 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 380 l; peso, 1.305 kg.
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 170 km/h 171 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,3 s 12,2 s
Consumo em cidade 10,0 km/l 7,2 km/l
Consumo em estrada 14,8 km/l 10,5 km/l
Dados do fabricante

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