

Nas curvas, ótimas
impressões: comportamento que inspira confiança, sem causar
desconforto em piso irregular |
Com
bons engates, o câmbio de ambas as versões usa relações relativamente longas, medida
acertada em vista do
bom torque em baixa rotação. A 120
km/h indicados, em quinta marcha, são cerca de 3.700 rpm na mais fraca
e 3.200 na mais potente.
As
suspensões seguem o conceito do Palio e do Stilo, com eixo traseiro de
torção e não o sistema independente por braço
arrastado da Weekend, teoricamente melhor. E constituem um ponto alto da
Idea: seu comportamento dinâmico é notável, tomando as curvas com uma
tranqüilidade inesperada para um carro tão alto. Ao mesmo tempo, o rodar
é mais confortável que o de Meriva e Fit, como se pôde ver em trechos
irregulares, e transpor lombadas não traz
problemas. A direção assistida
tem relação baixa, rápida, e os pneus são 175/70-14 na ELX e
195/60-15 na HLX (opcionais na outra), algo largos para seu porte e peso.
A espera compensou? Certamente. A Idea nacional mostra qualidades para
competir com as minivans conhecidas, tem o atrativo da novidade e preços
interessantes. Poderia oferecer alguns recursos do modelo italiano, como câmbio
manual automatizado, mas como está já dispõe de um bom conjunto, que
fará adeptos com facilidade. |