Ao
volante
A avaliação do novo Hilux pela imprensa, na Argentina, foi um tanto limitada: só uns
dois quilômetros em estrada de terra, com piso plano e sem lama.
Devagar, faríamos o trajeto até com um Porsche 911... Pegamos também uns
15 km de estrada de asfalto bom. O BCWS dirigiu dois modelos SRV
de 3,0 litros, um manual, outro automático. Na terra evidencia-se o
rodar macio, mas a suspensão inspira robustez em buracos e não prejudica
a estabilidade. Todo o conjunto se mostra sólido, com chassi bem rígido.
A alavanca de câmbio manual não vibra e o pedal de embreagem, de
acionamento hidráulico, é suave e não exige esforço. O Hilux muda a
trajetória prontamente e desviou com segurança e rapidez de buracos
maiores. Em freadas fortes, o sistema antitravamento (ABS) agiu com
eficiência e o manteve estável. Como se espera desse tipo de suspensão
traseira, o eixo rígido pesa e pula um pouco em curvas esburacadas, mas
em condições normais o comportamento é sadio, portando-se melhor que a
média da categoria.
Potência para um fora-de-estrada há de sobra e o turbo age logo em baixa
rotação. No asfalto fomos a 175 km/h indicados e ele portou-se estável,
seguro e silencioso. O motor tem duas
árvores de balanceamento — exclusivas no segmento — que diminuem, e
muito, a costumeira vibração dos diesel. Cruzar na estrada a 120 km/h
com o controlador de velocidade
acionado (só com câmbio automático) chega a ser um marasmo, tal a
estabilidade direcional e silêncio a bordo. Dá a impressão de não ser
cansativo em longas viagens.
Parte do Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle, ou
veículo inovador internacional de múltiplo uso), o novo Hilux é mais uma
peça na estratégia da Toyota para conquistar, até 2010, uma fatia de 10%
do mercado de veículos de passageiros e utilitários da América Latina.
Sua intenção com o picape agora lançado é passar do quarto para o
primeiro lugar no ranking de vendas do segmento médio, repetindo o feito
do Corolla, que lidera a categoria de três-volumes médios (o Astra ainda
vende mais se for somada a versão hatch).
Para isso, terá que se confirmar a previsão de vender 16 mil unidades no
mercado brasileiro. Esperam colocar 10 mil nas ruas argentinas, pois,
apesar de o mercado consumidor ser bem menor que o nosso, o preço menos
salgado abre o leque de possíveis consumidores. Uma pena que a gana
tributária no Brasil seja tão severa...
Neste pequeno reconhecimento, o novo Hilux mostrou-se bom de todo. Há
espaço suficiente, boa visibilidade por todos os ângulos, é macio para
uma picape, bastante silencioso e inspira confiança. O ideal seria
testá-lo em condições de fora-de-estrada de verdade, pegando lama brava,
ou com a caçamba carregada com bastante peso — ou arrastando uma carreta
carregada com um cavalo ou um barco, pois é a isso que ele se propõe e é
por isso que é um veículo caro. Fica para a avaliação completa. |



Em uma breve avaliação,
grandes qualidades: conforto de rodagem, boas respostas, motor 3,0
bastante potente |
Ficha
técnica |
versões de cabine dupla |
MOTOR 2,5
- longitudinal, 4
cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por
cilindro. Diâmetro e curso: 92 x 93,8 mm. Cilindrada: 2.494 cm3.
Taxa de compressão: 18,5:1. Potência máxima: 102 cv a 3.600 rpm.
Torque máximo: 26,5 m.kgf de 1.600 a 2.400 rpm. Injeção
eletrônica de duto único; turbocompressor.
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MOTOR 3,0
- idem, exceto:
Diâmetro e curso: 96 x 103 mm. Cilindrada: 2.982 cm3. Taxa de
compressão: 17,9:1. Potência máxima: 163 cv a 3.400 rpm. Torque
máximo: 35 m.kgf de 1.400 a 3.200 rpm. Turbocompressor e
resfriador de ar.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas (automático, 4 marchas, opcional no 4x4);
tração traseira ou integral. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor;
antitravamento (ABS) no SR e SRV. |
DIREÇÃO
- assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo
rígido. |
RODAS
- 15 pol; pneus, 225/70 R 15. |
DIMENSÕES (SRV)
- comprimento, 5,255 m; largura, 1,835 m; altura, 1,81 m;
entreeixos, 3,085 m; capacidade do tanque, 80 l; caçamba, ND;
capacidade de carga, 1.025 kg; peso, 1.815 kg. |
DESEMPENHO E
CONSUMO - ND |
Dados do fabricante; ND
= não disponível |
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