Só na admissão O mecanismo de variação do funcionamento das válvulas atua apenas nas de admissão. Por isso a potência específica é de 70 cv/l, bem abaixo da 100 cv/l que deu fama ao Civic VTi 1,6 de 160 cv, em que a atuação se dava nas quatro válvulas. Durante o funcionamento "calmo" do motor, uma válvula de admissão abre-se por completo e a outra levanta-se só ligeiramente, mais para dar vazão à mistura ar-combustível que ficaria acumulada no duto. Em termos práticos, o motor funciona como um três-válvulas, porém com uma de admissão e duas de escapamento, não o mais habitual, que são duas de admissão e uma de escapamento.
No interior,
poucas novidades: acabamentos em
O mecanismo segue o princípio de outros VTEC: ressaltos do comando de
válvulas, que atuam por meio das alavancas tipo dedo, são selecionados
por um pino de atuação hidráulica, comandado pelo computador do sistema.
No caso do Fit EX, a variação automática contempla o momento de abertura
e o fechamento e levantamento só da segunda válvula de admissão. |
A
partir de 3.600 rpm as duas válvulas de admissão atuam a pleno e a
potência atinge os 105 cv a 5.800 rpm, o torque de 14,2 m.kgf surgindo a
4.800 rpm. Embora seja uma rotação algo elevada para isso, o fato é que
o torque é consistentemente superior por toda a faixa de operação, e
isso percebe-se de maneira clara.
O novo Fit só pode ser identificado por fora pelos logotipos: o ponto do "i" vem azul na traseira A aceleração 0-100 km/h melhorou muito e agora é feita em 10,7 segundos, ante 13,1 s. Isso com caixa manual, pois com a automática o tempo aumenta para 11,1 s (14,4 s antes), sempre de acordo com o fabricante. A retomada 80-120 km/h em quinta, informa também a Honda, é realizada em 14,6 s e comprova a vitalidade. A velocidade máxima aumentou de 165 para 175 km/h (de 160 para 170 km/h com câmbio CVT). Continua |
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