



Em uma breve avaliação, o
Sedan 1,6 mostrou bom desempenho e rodar confortável; o controle
eletrônico de arrefecimento contribuiu para que a taxa de compressão
fosse a mais alta dos flexíveis |
O resultado foi expressivo: de 98 cv e 14,37 m.kgf, o motor do Fiesta
(no Focus rende 5 cv a mais), que tinha taxa de compressão de apenas
9,5:1, passou a 105,2 cv e 14,8 m.kgf, com uso de gasolina, e chegou a
111 cv e 15,8 m.kgf ao rodar com álcool - nada menos que 69 cv/l,
potência específica excelente para um motor de duas válvulas por cilindro.
É o maior ganho de potência, em cv ou em percentual, já observado na
adoção da tecnologia flexível em um motor nacional. De quebra, supera
em 1 cv os concorrentes Siena 1,8 e Clio 1,6 16V, ficando abaixo apenas
da versão de 2,0 litros e 116 cv do Polo.
Embora o torque máximo só apareça a altas 4.250 rpm, no mínimo 85% dele
estão presentes na faixa de 1.400 a 5.700 rpm, o que indica grande
elasticidade. Os números de desempenho são bastante bons para o segmento
(veja tabela) e aliam-se a um consumo interessante, mesmo ao
rodar com álcool, o ponto crítico de alguns flexíveis.
Para evitar que a detonação ao usar
gasolina pusesse tudo a perder, a Ford investiu em bons recursos. Além
de sensor de detonação individual por
cilindro, já usado por outras marcas, usou um controle eletrônico da
temperatura de arrefecimento que é inédito em carro nacional. Ao rodar
com gasolina, o controle impõe uma temperatura de operação 6° C mais
baixa para o motor, o que concorre para afastar a detonação. Segundo a
marca, o sistema ainda reduz o consumo de 2 a 3%, por permitir rodar em
temperatura mais alta de modo controlado.
A maior potência permitiu alongar o diferencial da versão 1,6 em 5%, de
4,25:1 para 4,06:1, sem perda em agilidade. Já a versão 1,0 aspirada
teve as três primeiras marchas encurtadas, de modo a lidar com o peso
pouco maior (cerca de 25 kg) do três-volumes. Em relação ao hatch, o
Sedan ganhou em rigidez estrutural (20% contra flexão e 15% contra
torção) e teve a suspensão recalibrada, além de ganhar nova curva de
assistência da direção. Esta, contudo, poderia ser bem mais leve em
manobras.
O percurso de avaliação do novo Fiesta pela imprensa foi dos mais
limitados, apenas cerca de 30 km pelas ruas de Foz do Iguaçu, PR. Mas
algumas impressões puderam ser sentidas, como a agradável resposta do
motor desde baixas rotações, o rodar suave e bem controlado e, por outro
lado, o nível de ruído acima do desejável. Disponível com gasolina e
álcool, quando avaliado com o primeiro desses combustíveis não
apresentou detonação mesmo forçado em rotação baixa. Outras análises,
porém, terão de esperar pela avaliação completa.
O Sedan oferece duas opções de acabamento para qualquer dos três
motores: First e Trend, esta mais luxuosa. A primeira traz como
equipamentos de série banco traseiro bipartido, conta-giros, espelhos de
cortesia para motorista e passageiro, cintos traseiros retráteis,
pára-choques pintados na cor da carroceria, antena no teto, desembaçador
do vidro traseiro, vidros verdes, pneus 175/65-14 e imobilizador
antifurto.
A Trend adiciona direção assistida, controle elétrico de vidros e
travas, pintura de elementos externos na cor da carroceria e aquecedor,
entre outros itens. Ar-condicionado, freios antitravamento (ABS), rodas
de alumínio, faróis de neblina, rádio/toca-CDs e alarme antifurto por
ultra-som são opcionais, disponíveis em algumas versões. Os preços são
de R$ 27 mil (First 1,0), R$ 28 mil (First Supercharger), R$ 30 mil (First
1,6), R$ 30,7 mil (Trend 1,0), R$ 31,6 mil (Trend Supercharger) e R$
33,3 mil (Trend 1,6): competitivos, mas a escassez de equipamentos de
série deve ser considerada diante da concorrência. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso:
82,07 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,3:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 105,2 cv a 5.500 rpm
(gasolina), 111 cv a 5.500 rpm (álcool).
Torque máximo: 14,8 m.kgf a 4.250 rpm (gasolina), 15,8 m.kgf a
4.250 rpm (álcool). |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- assistida, de pinhão e cremalheira. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira,
eixo de torção. |
RODAS
- 14 pol; pneus, 175/65 R 14. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,20 m; largura, 1,76 m; altura, 1,49 m;
entreeixos, 2,49 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas,
478 l; peso, 1.128 kg. |
|