MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 68,68 x 67,4 mm. Cilindrada:
999 cm3. Taxa de compressão: 8,2:1. Potência máxima: 95 cv a
6.000rpm. Torque máximo: 12,64 m.kgf a 4.250 rpm.
Injeção multiponto seqüencial, compressor e resfriador de ar.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações:
1a) 3,85; 2a) 2,04; 3a) 1,28; 4a) 0,95; 5a) 0,76;
diferencial, 4,56.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1a) 6; 2a) 12; 3a) 19; 4a)
25; 5a) 32. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 239 mm ø;
traseiros a tambor, 203 mm ø; antitravamento (ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 10,2 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal. |
RODAS
- 5,5 x 14 pol; pneus, 175/65 R 14 T. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,205 m; largura, 1,765 m; altura, 1,495 m; entreeixos,
2,488 m; bitola dianteira, 1,481
m; bitola traseira, 1,444 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,36; capacidade do tanque,
45 l; porta-malas,
487 l; peso, 1.128 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 164 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
14,1 s. |
CONSUMO
- não divulgado. |
Dados do fabricante |
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> O
compressor do Fiesta, do tipo Roots e produzido pela Eaton, é
composto por dois rotores com três lóbulos espiralados, que
atingem até 14.000 rpm, e inclui um
resfriador de ar. O motor
Zetec Rocam teve a taxa de compressão reduzida para 8,2:1 e
recebeu sensor de detonação,
para lidar com a sobrepressão produzida pelo sistema. A pressão
máxima de superalimentação é de 0,9 kg/cm2. |
> Um dos
pontos positivos desse motor, como é habitual nos 1,0-litro, é a
ótima relação r/l de 0,261,
bem melhor que a de 0,293 da versão 1,6 (ainda dentro do limite
aceitável de 0,3). O resultado é um funcionamento isento de
vibrações, mas que não chega a ser apreciado diante do nível de
ruído elevado – embora não sejam a mesma coisa, para a maioria
dos motoristas um incomoda tanto quanto o outro. |
> Em relação ao
Supercharger hatch, o Sedan teve a terceira, a quarta e a quinta
marchas alongadas e o diferencial encurtado. O objetivo foi
trazer mais agilidade em primeira e segunda, em vista do maior
peso, sem que as demais ficassem curtas em excesso. |
> Até o
modelo 2003, a Ford aplicou ao novo Fiesta uma
barra de amarração na
dianteira, que contribuía para uma rigidez torcional ainda
maior. No ano seguinte o reforço foi eliminado, mas a estrutura
permaneceu bastante rígida para os padrões da categoria. |
Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 358; informações de
fábrica, 0800 7033673. |
Ano-modelo, 2005;
pneus, Pirelli Cinturato P4; quilometragem inicial, 6.800
km. |
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