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Mais forte no asfalto com o motor de 203 cv e valente no fora-de-estrada, o F-250 pode reconquistar algum espaço no mercado, mas deveria custar menos que o Ram

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O comportamento em curvas, que já não era seu forte, requer ainda mais atenção com o pesado eixo dianteiro rígido. Em estrada de terra, as suspensões cumprem seus papéis e absorvem bem as irregularidades. A caçamba pula um pouco, mas não chega a incomodar. No circuito fora-de-estrada montado pela Ford, o picape encarou os obstáculos sem maiores dificuldades. Apenas em uma rampa enlameada, logo após a travessia de um córrego, é que houve certa dificuldade, em especial para o de cabine dupla, com seus 6,24 metros de comprimento e três toneladas de peso. A culpa, no entanto, pode ser creditada aos pneus de uso misto, não tão adequados para aquelas condições.

Segundo a Ford, 70% das vendas do F-250 são para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Estes clientes, em sua maioria produtores rurais, utilizam o veículo tanto para o trabalho como para o lazer. Para ambos, estarão bem servidos com a novidade. Antes, porém, terão que assinar um cheque polpudo: em torno de R$ 93 mil para cabine simples com tração 4x2, R$ 110 mil para simples 4x4 e R$ 125 mil a R$ 130 mil para cabine dupla 4x4. Os preços são estimados, uma vez que a vendas começam apenas em maio.

Os valores das versões 4x4 são similares ao do mexicano Dodge Ram, com seus seis cilindros, 5,9 litros e 330 cv, além do projeto bem mais recente, câmbio automático e itens adicionais de conforto. A Ford defende-se afirmando que o custo de manutenção do concorrente é até bem maior e ressalta sua rede de 382 concessionárias.

O F-250 2007 está mais vistoso, com as mudanças estéticas; vigoroso, com o novo motor; e destemido, com a tração integral. É o suficiente para enfrentar o Ram? Os números de vendas nos próximos meses dirão.

Ficha técnica

F-250 XLT 4x4 Cabine Dupla

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 102 x 120 mm. Cilindrada: 3.920 cm3. Taxa de compressão: ND. Injeção eletrônica de duto único. Potência máxima: 203 cv a 2.900 rpm. Torque máximo: 56 m.kgf a 1.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira ou nas quatro rodas.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) nas rodas traseiras.
DIREÇÃO - de esferas recirculantes; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, eixo rígido.
RODAS - 7 x 16 pol; pneus, 265/75 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 6,243 m; largura, 2,025 m; altura, 1,95 m; entreeixos, 3,968 m; capacidade do tanque, 110 l; caçamba, 1.835 l; peso, 3.030 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 160 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 14,8 s.
CONSUMO - em cidade, 6,3 km/l; em estrada, 7,8 km/l.
Dados do fabricante

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