



Mais forte no asfalto com o
motor de 203 cv e valente no fora-de-estrada, o F-250 pode reconquistar
algum espaço no mercado, mas deveria custar menos que o Ram |

O comportamento em curvas, que já
não era seu forte, requer ainda mais atenção com o pesado eixo dianteiro
rígido. Em
estrada de terra, as suspensões cumprem seus papéis e absorvem bem as
irregularidades. A caçamba pula um pouco, mas não chega a incomodar. No
circuito fora-de-estrada montado pela Ford, o picape encarou os
obstáculos sem maiores dificuldades. Apenas em uma rampa enlameada, logo
após a travessia de um córrego, é que houve certa dificuldade, em
especial para o de cabine dupla, com seus 6,24 metros de comprimento e
três toneladas de peso. A culpa, no entanto, pode ser creditada aos
pneus de uso misto, não tão adequados para aquelas condições.
Segundo a Ford, 70% das vendas do F-250 são para os estados do Rio
Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato
Grosso do Sul e Goiás. Estes clientes, em sua maioria produtores rurais,
utilizam o veículo tanto para o trabalho como para o lazer. Para ambos,
estarão bem servidos com a novidade. Antes, porém, terão que assinar um
cheque polpudo: em torno de R$ 93 mil para cabine simples com tração
4x2, R$ 110 mil para simples 4x4 e R$ 125 mil a R$ 130 mil para cabine
dupla 4x4. Os preços são estimados, uma vez que a vendas começam apenas
em maio.
Os valores das versões 4x4 são similares ao do mexicano Dodge Ram, com
seus seis cilindros, 5,9 litros e 330 cv, além do projeto bem mais
recente, câmbio automático e itens adicionais de conforto. A Ford
defende-se afirmando que o custo de manutenção do concorrente é até bem
maior e ressalta sua rede de 382 concessionárias.
O F-250 2007 está mais vistoso, com as mudanças estéticas; vigoroso, com
o novo motor; e destemido, com a tração integral. É o suficiente para
enfrentar o Ram? Os números de vendas nos próximos meses dirão. |