



Ar-condicionado
com duplo ajuste de temperatura, sistema de áudio para seis CDs com alta
qualidade, porta-copos escamoteáveis: bons detalhes, mas o espaço no
porta-malas deveria ser maior
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Como
se espera, o carro vem muito bem-equipado: ar-condicionado automático
com ajustes de temperatura distintos para esquerda e direita, retrovisor interno
fotocrômico com bússola incorporada,
porta-copos à frente e atrás, teto solar com comando elétrico (de vidro
e também com função um-toque), função
um-toque e sensor antiesmagamento
para todos os comandos de vidros, sua abertura e fechamento (junto do
teto solar) ao comando da fechadura do motorista, controle interno de
tanque e porta-malas, faróis com lâmpadas
de xenônio no facho baixo, limpador de pára-brisa com modo
automático, luzes de cortesia nas portas e assoalho dianteiro,
controlador de velocidade.
O sistema de áudio é de primeira linha, com toca-fitas, toca-CDs para
seis discos no painel, alta qualidade de som e um
subwoofer na cobertura do
porta-malas. Há até uma tela anti-sol no vidro traseiro com controle
elétrico, que se desarma quando a marcha à ré é acionada, detalhe
bem-pensado. As portas se travam ao engatar uma marcha e, por fora, a do
motorista se destrava em separado. Mas foram eliminados, sem razão, os
extensores dos pára-sóis que ajudavam a cobrir a largura das janelas
laterais.
Em relação ao mercado americano, falta o ajuste da carga dos
amortecedores, talvez descartado por deixar o rodar muito firme para
nossas vias irregulares, o que levaria a não ser utilizado. E não se
justificam as ausências de luz traseira para neblina, repetidores
laterais de direção, sistema auxiliar de
estacionamento (pode não fazer falta nas ruas e vagas amplas dos
EUA, mas aqui...) e comandos de áudio no volante, estes adotados no
modelo 2005.
Um dos pontos negativos do antigo ES, o porta-malas inaceitável (365
litros), foi aperfeiçoado nesta geração, mas não muito: agora são 411,
ainda insuficientes
para a bagagem de cinco pessoas e pouco pelo porte do carro. O banco
traseiro não é rebatível, mas há acesso pelo apoio de braço com
travamento a chave, e as dobradiças da tampa não são pantográficas – ao
menos correm dentro de uma capa.
Também aqui o carro exibe bons detalhes. Sob o assoalho estão um estepe
com roda de alumínio (antes não usada) e um bom jogo de ferramentas; há
uma maçaneta interna fosforescente, para uso caso uma pessoa se veja
presa no porta-malas; e o comando de abertura no painel pode ser
desativado pelo porta-luvas, que possui chave.
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