Best Cars Web Site

Mais agilidade   Avaliamos o Classic 1,0 Flexpower na pista de testes da GM em Indaiatuba, interior paulista. Os 8 cv que a versão flexível ganhou em relação à antiga movida a álcool puderam ser percebidos, em especial nas arrancadas e no trecho que simula uma estrada de serra. O sedã apresentou desempenho adequado a sua proposta urbana — e melhor do que o de sua evolução, o Corsa Sedan atual, de 79 cv, pois o modelo antigo é bem mais leve.

Clique para ampliar a imagem

No interior simples, painel funcional, acabamento
razoável e oferta de itens de conforto de fábrica

As curtas relações de marchas não mudaram e dão agilidade nas saídas, ainda que ao custo de elevado nível de ruído. A suspensão mantém boa estabilidade e filtra as irregularidades do solo de maneira razoável, embora bem inferior à do novo Corsa — as ausências de subchassi e estabilizador cobram seu preço. E o rodar não é mole demais, característica percebida em seu rival Siena Fire. A posição de dirigir não é das melhores, com volante deslocado para a direita e a falta de espaço para a perna esquerda, o que evidencia a idade do projeto.

O espaço interno é regular, tanto para o passageiro da frente como para os de trás. Mas o porta-malas pode acomodar adequados 390 litros de bagagem e o nível de acabamento pode ser considerado bom frente a concorrentes até mais caros. As portas possuem revestimento em tecido, ainda que inferior ao utilizado nos bancos. Os plásticos são comuns a outros carros de entrada, rígidos e não muito agradáveis ao toque.

O logotipo Flexpower, única novidade visual do Classic

O Classic Flexpower chega ao mercado com preço partindo de R$ 24.990, mesmo valor pedido pelas últimas unidades em promoção do 1,0 a álcool — e cerca de 10% menor do que o do 1,0 a gasolina. Mesmo sentindo o peso dos 10 anos de idade e a perspectiva de substituição pelo Celta três-volumes (o que a GM nega), que chega no segundo semestre, trata-se ainda de uma opção a ser considerada, em especial para uso urbano. Seu preço é menor que o do Siena Fire (R$ 27.530) e semelhante ao dos hatches mais baratos. Mas, com porta-malas maior, ele acomoda melhor as compras do mês ou os brinquedos da criançada.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 71,1 x 62,9 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 12,6:1. Injeção multiponto. Potência máxima: 70 cv (gas.) ou 72 cv (álc.) a 6.400 rpm. Torque máximo: 8,8 m.kgf (gas.) ou 9 m.kgf (álc.) a 3.000 rpm (álcool).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5 x 13 pol; pneus, 165/70 R 13.
DIMENSÕES - comprimento, 4,056 m; largura, 1,768 m; altura, 1,420 m; entreeixos, 2,443 m; capacidade do tanque, 47,8 l; porta-malas, 390 l; peso, 920 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 161 km/h (gas.) ou 163 km/h (álc.); aceleração de 0 a 100 km/h, 14,8 s( gas.) ou 14,4 s (álc.).
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade