Best Cars Web Site

Indo com a multidão

Clique para ampliar a imagem

Versão XTR do C3 conta com equipamentos que conferem
espírito aventureiro, mas sem nenhuma alteração mecânica

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

O carro de entrada da Citroën no Brasil acaba de ganhar mais uma versão. Batizada de XTR, soma-se à GLX — que pode vir equipada com o motor 1,4 e o 1,6 16V — e à Exclusive, equipada apenas com o 1,6 16V. A nova versão mantém o motor 1,6 16V flexível, capaz de produzir 110 cv e 14,5 m.kgf com gasolina e 113 cv e 15,8 m.kgf com álcool.

Todo o resto do conjunto mecânico também é o mesmo: relações de marcha e de diferencial, suspensão, pneus, de maneira que o vão livre do solo continua igual. A grande diferença está no pacote visual externo, que conta com rodas de alumínio exclusivas, barras longitudinais no teto, ponteira do escapamento cromada, lanternas traseiras translúcidas, grade e pára-choques sem pintura — assim como as maçanetas —, que formam conjunto com as molduras nos pára-lamas e estas com a soleira, que contém a inscrição XTR.

Há também um pacote de equipamentos mais farto, em que as rodas de alumínio, bolsas infláveis frontais, bancos revestidos em couro (com a inscrição XTR em seus encostos) e rádio/toca-CDs com comando na coluna de direção são itens de série. No mais, o carro conta com os mesmos itens do Exclusive, como ar-condicionado, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. Opcional, só o sensor de estacionamento, mas disqueteira para cinco CDs no painel e sistema viva-voz para celular, com tecnologia Bluetooth, podem ser adquiridos nas concessionárias.

Sem novidades técnicas, o XTR só poderia se comportar de maneira idêntica ao Exclusive, como se constatou na avaliação pela capital paulista. Apesar do bom acabamento e dos equipamentos de série, foi sentida a falta de revestimento de couro no volante e nas portas — seu acabamento é todo em plástico. Além disso, podia haver um protetor na alavanca de freio de estacionamento que escondesse o mecanismo do freio, além de iluminação do espelho do pára-sol de ambos os lados. São detalhes, mas que podem saltar aos olhos dos consumidores dessa faixa de preço e seriam facilmente resolvidos pela fábrica.

O apelo fora-de-estrada do XTR está mesmo restrito à aparência, se é que pode ser chamado assim. A própria Citroën o divulga como um modelo on-road, não off-road. Aparentemente não quer correr o risco de ser criticada — como foram algumas marcas — por dar ao carro uma imagem de aventura que não corresponda a seu verdadeiro potencial. A empresa busca o consumidor que quer um visual diferenciado, ligado ao modismo dos carros pseudo-aventureiros, mas que não vai utilizá-lo em estradas de terra ou condições adversas.

Assim, os equipamentos adicionais de série é que justificam o preço de R$ 51.400, que nos próximos quatro meses estará em promoção a R$ 48.900. A Citroën informa a previsão de 400 a 500 unidades vendidas por mês da nova versão de topo do C3.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Grade e pára-choques sem pintura, molduras nos pára-lamas, barras no teto, desenho das rodas: apenas mudanças estéticas

Clique para ampliar a imagem

Os bancos revestidos em couro têm a sigla da versão bordada, mas de resto o interior é o mesmo do Exclusive

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 78,5 x 82 mm. Cilindrada: 1.587 cm3. Taxa de compressão: 11:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 110 cv (gas.) e 113 cv (álc.) a 5.600 rpm. Torque máximo: 14,5 m.kgf (gas.) e 15,8 m.kgf (álc.) a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 3,85 m; largura, 1,667 m; altura, 1,533 m; entreeixos, 2,46 m; capacidade do tanque, 47 l; porta-malas, 305 l; peso, 1.063 kg.
Desempenho
  gasolina álcool
Velocidade máxima 196 km/h 198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,8 s 9,6 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 23/5/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados