Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O raio X do Q7, do motor V8 com injeção direta e da suspensão a ar com controle eletrônico: sofisticação

Clique para ampliar a imagem

O Side Assist alerta o motorista no caso de outro veículo se aproximar e pisca caso o Q7 esteja com a seta ligada

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

No breve percurso fora-de-estrada, o utilitário mostrou boa capacidade de tração e vão livre bastante adequado

Clique para ampliar a imagem
 

Outro ponto alto desse Audi é a suspensão com molas pneumáticas (a ar) e altura regulável, de modo a ajustar o vão livre do solo entre 165 e 240 mm (no Touareg chega a 300 mm). Pela central MMI e sua tela no painel, o motorista escolhe entre cinco opções: modos dinâmico, automático e conforto (do mais firme ao mais macio), programa fora-de-estrada (com 25 mm a mais que o nível normal, podendo ser usado até 100 km/h) e a posição de altura máxima (Lift). Pode-se também rebaixar a traseira por um simples comando, para fácil carregamento do compartimento de bagagem.

Infelizmente, pouco desse completo aparato pôde ser avaliado pelos jornalistas, pois a Audi limitou a condução do Q7 a um trecho fora-de-estrada severo, com desníveis acentuados. Foi possível, de qualquer modo, constatar o elevado conforto de rodagem, que não chega a se perder no modo Lift da suspensão — os ruídos de pancadas dos pneus contra o solo, porém, sinalizam que nessa posição o amortecimento é bem mais firme que no modo fora-de-estrada. Trechos irregulares em subida mostraram a boa capacidade de tração, embora o piso estivesse seco, e os obstáculos na transversal puseram à prova o vão livre do solo e o curso das suspensões.

Na prática, essa demonstração de capacidade fora-de-estrada não fará muita diferença para o público-alvo do utilitário esporte, que em geral busca um veículo confortável e imponente para o uso em asfalto ou, quando muito, em acessos a sítios. Por isso, teria sido essencial a Audi propiciar uma avaliação em condições mais usuais — o que talvez não tenha sido possível com os carros disponíveis, emplacados na Alemanha.

Mesmo sem exibir suas credenciais, o Q7 deixou ótima impressão. É claramente uma versão mais refinada do Touareg, com ganhos em espaço, luxo e potência, além de um emblema de grande prestígio e um pacote de soluções de tecnologia invejável. A espera de tantos anos por um utilitário esporte da Audi foi certamente compensadora.

 
Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 4.163 cm3. Taxa de compressão: 12,5:1. Injeção direta. Potência máxima: 350 cv a 6.800 rpm. Torque máximo: 44,9 m.kgf a 3.500 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral permanente.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independente, braços sobrepostos.
RODAS - 8,5 x 19 pol; pneus, 265/50 R 19; opcionais 9 x 20 pol, 275/45 R 20.
DIMENSÕES - comprimento, 5,086 m; largura, 1,983 m; altura, 1,737 m; entreeixos, 3,002 m; capacidade do tanque, 100 l; porta-malas, 330 l (com 7 lugares) e 775 l (com 5 lugares); peso, 2.240 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 248 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,4 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade