No interior espaçoso e bem
desenhado, destaque para o sistema MMI, que permite ajustar grande
número de funções do carro; o enorme porta-malas comporta 546 litros
Junto do motor V8, de 4,2
litros e 335 cv, vêm o câmbio Tiptronic de seis marchas e a tração
integral Quattro, com diferencial central Torsen |
É
possível, por exemplo, ativar ou desativar os faróis de uso diurno,
mover os bancos dianteiros para ficar exatamente na mesma posição,
alterar o esquema de travamento e destravamento das portas. Enfim,
tem-se total controle dos inúmeros equipamentos do veículo, até do nível
sonoro dos sensores de estacionamento.
É possível também "instalar" dois computadores de bordo na tela, com um
bom detalhe: consumo em km/l, e não o europeu l/100 km.
Pelo MMI é possível ter as emissoras de rádio de sua preferência
listadas na tela, e para sintonizar basta clicar (com o botão giratório)
sobre o nome. Trinta emissoras podem ser memorizadas. O toca-CDs fica
dentro do enorme porta-luvas, cuja tampa é aberta mediante um comando
elétrico no painel (fecha-se manualmente). O auxílio serve ainda para
ajustar o tempo que lanternas e faróis permanecem acesos em ambientes
escuros – 20, 30 ou 60 segundos – para facilitar a saída dos
passageiros.
Há uma prática agenda telefônica personalizada, disponível para o
motorista no caso de precisar telefonar, sempre manuseável pelo botão
giratório. A eletrônica está a serviço também na questão da chave. É
possível dar partida ao motor sem que ela esteja inserida no
interruptor, pois a emissão de radiofreqüência autoriza o funcionamento:
basta apertar o botão de partida localizado no console.
Outra novidade é a adoção de comando elétrico para o freio de
estacionamento: puxando para cima uma tecla no console, ao lado da
alavanca seletora de câmbio, ele é acionado, tanto para desacelerar o
carro em caso de pane hidráulica como para mantê-lo imobilizado. Para
liberar, a tecla é acionada no sentido inverso, mas o freio só solta se
o motorista estiver com o cinto atado. Salvaguardas não faltam no novo
A6: a abertura do capô só se verifica com a porta do motorista aberta.
E
como anda!
A nova geração do motor V8 de 4,2 litros, que já havia aparecido no
Audi S4 no final de 2002, traz corrente para
acionar os comandos de válvulas em vez de correia dentada. Nova é a
solução de o acionamento ficar no lado da saída de força do motor em vez
de na dianteira, para reduzir o comprimento, o que resultou em 52 mm
menos que o anterior. Graças ao coletor
variável em dois estágios e às medidas de redução de peso nas bielas
e pinos de pistão, o motor pode girar até 6.800 rpm, com uma ampla faixa
de rotação. E com um som de V8 apimentado que é puro prazer para quem
aprecia automóvel.
A Audi Senna indica para o novo A6 gasolina premium, de 98
octanas RON, mas a comum aditivada de
95 pode ser usada sem problema, embora resulte em menor desempenho e
ligeiro aumento de consumo dos 80 litros do tanque.
Continua |