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Na breve avaliação, ótimas impressões com destaque para motor e câmbio; a suspensão traseira é multibraço

As curvas de potência e torque do motor turbo: o valor máximo de 28,5 m.kgf é constante de 1.800 a 5.000 rpm

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É quando aparece sua grande diferença: a suavidade e a extrema rapidez das trocas, mesmo com o acelerador pressionado a fundo, superam de longe qualquer câmbio automático ou automatizado que tenhamos operado. Mesmo ao comandar duas mudanças sucessivas — de terceira para quinta, por exemplo —, para as quais a caixa não estaria preparada, a resposta é suave e rápida. Excelente como manual, muito bom como automático e capaz de melhorar os tempos de aceleração do carro, o câmbio vale, sem dúvida, o preço adicional de quase R$ 7.000. Nota 10.

O breve trajeto permitiu confirmar qualidades já conhecidas do A3, como a serenidade com que roda em velocidades típicas de seu país de origem, com ruídos e vibrações mínimos e grande sensação de segurança. A absorção de irregularidades pareceu adequada a um carro com pneus de perfil muito baixo (225/45-17), ficando outras análises à espera da avaliação completa. A dotação de segurança é de primeira linha, com seis bolsas infláveis (frontais de duplo estágio, laterais e cortinas), encostos de cabeça dianteiros ativos, freios antitravamento (ABS) e suportes Isofix de série em toda a linha. As versões 2,0 adicionam controle de estabilidade e faróis com lâmpadas de xenônio nos fachos baixo e alto.

O novo A3 promete representar bem a marca em um segmento pouco explorado no Brasil, que conta apenas com o BMW 120i (de R$ 130 mil a R$ 153 mil) e o Alfa Romeo 147 2,0 (150 cv, R$ 127 mil) como concorrentes diretos. Nessa faixa de preço o consumidor também encontra sedãs, como o Volvo S40 2,4 (170 cv, R$ 154,6, mil) e o Subaru Impreza WRX 2,0 turbo (218 cv, R$ 135 mil), e até um monovolume de marca de prestígio, o Mercedes-Benz B 200 (136 cv, R$ 135 mil). Não se espera que muitos proprietários do A3 nacional possam passar ao importado, mas quem o fizer terá em mãos um carro médio de classe mundial.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar. Potência máxima: 200 cv de 5.100 a 6.000 rpm. Torque máximo: 28,5 m.kgf de 1.800 a 5.000 rpm.
CÂMBIO - manual automatizado, 6 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, multibraço.
RODAS - 7,5 x 17 pol; pneus, 225/45 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,286 m; largura, 1,765 m; altura, 1,423 m; entreeixos, 2,578 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 370 l; peso, 1.410 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 236 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,2 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

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