Na breve avaliação, ótimas
impressões com destaque para motor e câmbio; a suspensão traseira é
multibraço
As curvas de potência e
torque do motor turbo: o valor máximo de 28,5 m.kgf é constante de 1.800
a 5.000 rpm |
É quando aparece sua grande
diferença: a suavidade e a extrema rapidez das trocas, mesmo com o
acelerador pressionado a fundo, superam de longe qualquer câmbio
automático ou automatizado que tenhamos operado. Mesmo ao comandar duas
mudanças sucessivas — de terceira para quinta, por exemplo —, para as
quais a caixa não estaria preparada, a resposta é suave e rápida.
Excelente como manual, muito bom como automático e capaz de melhorar os
tempos de aceleração do carro, o câmbio vale, sem dúvida, o preço
adicional de quase R$ 7.000. Nota 10.
O breve trajeto permitiu confirmar qualidades já conhecidas do A3, como
a serenidade com que roda em velocidades típicas de seu país de origem,
com ruídos e vibrações mínimos e grande sensação de segurança. A
absorção de irregularidades pareceu adequada a um carro com pneus de
perfil muito baixo (225/45-17), ficando outras análises à espera da
avaliação completa. A dotação de segurança é de primeira linha, com seis
bolsas infláveis (frontais de duplo
estágio, laterais e cortinas),
encostos de cabeça dianteiros ativos, freios antitravamento (ABS) e
suportes Isofix
de série em toda a linha. As versões 2,0 adicionam controle de
estabilidade e faróis com lâmpadas de
xenônio nos fachos baixo e alto.
O novo A3 promete representar bem a marca em um segmento pouco explorado
no Brasil, que conta apenas com o BMW 120i (de R$ 130 mil a R$ 153 mil)
e o Alfa Romeo 147 2,0 (150 cv, R$ 127 mil) como concorrentes diretos.
Nessa faixa de preço o consumidor também encontra sedãs, como o Volvo
S40 2,4 (170 cv, R$ 154,6, mil) e o Subaru Impreza WRX 2,0 turbo (218
cv, R$ 135 mil), e até um monovolume de marca de prestígio, o
Mercedes-Benz B 200 (136 cv, R$ 135 mil). Não se espera que muitos
proprietários do A3 nacional possam passar ao importado, mas quem o
fizer terá em mãos um carro médio de classe mundial. |