



A suspensão elevada em 25 mm e
os pneus de uso misto deixam a Escapade adequada ao fora-de-estrada
leve, onde o conforto de rodagem é um destaque |
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MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso:
78,5 x 82 mm.
Cilindrada: 1.587 cm3. Taxa de compressão: 11:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 110 cv (gas.) e 113 cv (álc.) a
5.600 rpm. Torque máximo:
14,2 m.kgf (gas.) e 15,5 m.kgf (álc.) a 4.000 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço
arrastado. |
RODAS
- 5,5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,035 m; largura, 1,647 m; altura, 1,522 m;
entreeixos, 2,439 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 313
l; peso, 1.148 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 194 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 11,3 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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A ausência de um estepe por fora na traseira pode frustrar quem goste
desse estilo, mas beneficia a visibilidade e a segurança: "Ele alteraria
a deformação da traseira em caso de colisão e dificultaria o acesso ao
porta-malas", diz Bruno Grundeler, presidente da Peugeot do Brasil, que
acrescenta: "Não usamos quebra-mato por ele ser um atentado em potencial
aos pedestres".
No interior, as novidades resumem-se ao revestimento dos
bancos, ao console central com detalhes na cor grafite e a detalhes em
alumínio no painel, nos pedais, soleiras das portas dianteiras, pomo de
câmbio e maçanetas.
A mecânica da Escapade recebeu modificações para o uso fora-de-estrada
leve. A suspensão foi elevada em 25 mm e, pelo ganho em curso na
dianteira, a transmissão recebeu semi-árvores capazes de lidar com maior
ângulo de trabalho. Com isso, o vão livre do solo chega a notáveis 240
mm. Os pneus são de uso misto (Pirelli Scorpion) e usam a medida
175/70-14, de diâmetro praticamente igual ao da 185/65-14 das outras
versões de 1,6 litro.
A Peugeot destaca também o protetor de cárter com a maior espessura do
segmento. Não procede, porém, a informação da empresa de que seu modelo
seja o único na classe com suspensão independente nas quatro rodas, pois
a da Palio Adventure também é.
O motor
flexível de 1,6 litro e 16 válvulas não tem novidades. De acordo
com a fábrica, também não mudaram o peso do carro e as relações de marcha e de
diferencial. Embora a maior altura de rodagem tenda a piorar o
coeficiente aerodinâmico (Cx) e a aumentar
a área frontal, que não foram divulgados, a Peugeot mantém os dados
oficiais de desempenho das demais versões 1,6.
O Best Cars dirigiu a Escapade em Porto de Galinhas, em
Pernambuco. Se de fora tem-se a impressão de que os 25 mm adicionais de
altura vão deixar a posição de dirigir bem mais elevada, com apelo para
pegar estradas de terra, ao volante a sensação é a de estar em qualquer
206 SW conhecida, em parte pela profundidade dos bancos. A potência do
motor mostrou-se suficiente para levar o carro com tranqüilidade no
trajeto de cerca de 240 km do teste, parte dos quais por estradas de
terra. O 1,6 já se mostra bem disposto desde as rotações mais baixas, o
que atesta sua adequação ao tamanho e peso da perua.
A suspensão deixa a Escapade colada ao asfalto e os pneus comportam-se
bem na estrada, porém ao preço de um maior nível de ruído. Segundo a
Peugeot eles foram criados especialmente para a 206, mas a Fiat aprovou
o resultado e usou o mesmo pneu na Idea Adventure. Em estradas de terra
a versão mostrou que, de fato, tem mais que apenas estética: absorveu
buracos e trechos cheios de pedregulhos com desenvoltura, sem importunar
os ocupantes. O itinerário do lançamento não envolveu trajetos de lama
ou alagados, mesmo no asfalto. Mas durante o evento duas unidades foram
reservadas para que pilotos de rali da Peugeot acelerassem, levando os
jornalistas, em duas voltas por um pequeno circuito de terra com buracos
e curvas acentuadas e lamacentas. As Escapades mostraram-se firmes mesmo
em derrapagens.
A julgar pelo que foi experimentado, a 206 aventureira cumpre bem o
papel de perua capaz de enfrentar percursos fora-de-estrada leves com
destreza, além de conforto e desempenho adequados. A Peugeot espera que
as vendas da Escapade correspondam em breve a 50% das 206 SW, com 800
unidades mensais. |