Como é uma versão esportiva, alguns inconvenientes tornam-se aceitáveis. É o caso da suspensão um tanto rígida e ruidosa em pisos irregulares, que anuncia barulhos internos num futuro breve (já eram ouvidos no carro avaliado, com
3.300 km). Ou dos bancos firmes e de laterais muito envolventes, que não agradam aos mais gordinhos e geram desconforto no calor, mas
mantêm firmes motorista e passageiro nas curvas rápidas que o carro faz tão bem. |
Apenas três
portas, como manda a receita de um esportivo. O porta-malas é dos
maiores entre os hatches e possui uma rede de retenção de
objetos. O estepe é montado externamente |
Esses bancos, aliás, vêm revestidos em couro no VTS, assim como o volante -- mas não as laterais e painéis de portas, em tecido, o que parece improviso. Também não agradam a limitação de regulagem do encosto (reclina pouco) e o modo de ajustá-lo (por meio de alavanca, portanto não-contínuo), assim como a relutância de se dobrar para acesso ao banco traseiro -- o atrito entre as laterais do assento e do encosto o faz voltar. Por outro lado, o acesso é facilitado porque todo o banco corre para a frente, retornando depois à posição original. |
Revestimento
em couro dos bancos não tem correspondência nas portas, forradas em
tecido. Encontrar boa posição de dirigir ficaria mais fácil com um
ajuste contínuo da reclinação do encosto |
Este ocupa um mesmo amplo mostrador que serve ao
rádio/toca-CDs, bastante prático,
e traz um útil alerta programável de velocidade excessiva. Mas deveria exibir o consumo em km/l e não litros por 100 km, que é o padrão europeu.
O sistema de áudio apresenta boa qualidade sonora e tem controles no volante,
este um bom quatro-raios que bem poderia alojar o botão da buzina -- em vez de na alavanca à sua esquerda, local que exige hábito. |
As qualidades
conhecidas do Xsara, como a estabilidade, aliam-se neste VTS 2,0 a um
motor brilhante e com potência presente em toda a faixa operacional |
Ademais, é o conhecido e eficiente Xsara: ótimos faróis com duplo
refletor de superfície complexa (incluindo unidades de neblina à frente e atrás, aquelas
superelipsoidais), porta-malas espaçoso e com rede para reter objetos (o estepe é externo, posição que poucos apreciam), freios a disco com sistema antitravamento (ABS) de série, cinco encostos de cabeça e cintos de três pontos, bolsas infláveis frontais e laterais.
Continua |
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