Marea com um cilindro a menos
Novo motor de 1,75 litro tem
potência elevada e |
Enquanto a maioria dos automóveis chega ao mercado com a motorização de maior volume de vendas, recebendo versões mais potentes posteriormente, a Fiat percorreu o caminho inverso com o Marea. Lançado em 1998 com um dois-litros de cinco cilindros, 20 válvulas e 142 cv, teve a potência reduzida para 127 cv nas versões SX, ELX e mais tarde HLX, ainda com o mesmo motor. E surge agora com uma unidade menor -- de quatro cilindros, 1,75 litro, 16 válvulas -- mas com os mesmos cavalos sob o pé direito: 127 cv. |
As linhas avançadas, sobretudo a traseira, continuam um apelo da Weekend. Nova versão não traz logotipo nos pára-lamas dianteiros |
Similar ao oferecido na
Europa no Barchetta, o novo motor pretende baratear a
versão de entrada da linha Marea sem prejuízo do
desempenho. A diferença de preço da perua Weekend SX
para a ELX -- ambas com 127 cv -- passou de R$ 4 mil para
R$ 5,3 mil: a SX custa R$ 33.436 sem opcionais e R$
49.965 com todos eles (confira os equipamentos). A partir deste mês de janeiro,
contudo, as versões ELX e HLX, em função do reestudo
de categorias de IPI (saiba mais), retomam o variador
de fase que haviam
perdido, voltando a 142 cv. Pagar R$ 5,3 mil a menos por uma diferença de 15 cv parece ótimo negócio, mas há outros fatores a considerar. A SX é claramente mais despojada: ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros, imobilizador e toca-fitas, de série na ELX, são opcionais. Perde-se também no acabamento: revestimento de bancos mais rústico, compartimento do banco traseiro sem iluminação e até faróis mais simples, de refletores convencionais -- os mesmos do Brava, enquanto as versões superiores trazem refletor superelipsoidal para o facho baixo e de superfície complexa para o alto --, embora ainda eficientes. Externamente, além dos faróis, a única diferença para o modelo '99 é a eliminação do logotipo 2.0 20V nos pára-lamas dianteiros, agora vagos. |
Potência específica elevada sacrificou o torque em baixos regimes do motor de 1,75 litro e 16 válvulas, que na Europa equipa o esportivo Barchetta |
O que o consumidor deve
pesar bem na escolha é sua necessidade de torque em
baixa rotação. A perda em relação ao dois-litros de
142 cv, de 1,4 m.kgf no valor máximo, faz-se bastante
presente no dia-a-dia, exigindo manter o motor
"cheio" através do uso intenso do câmbio.
Retomadas são apenas regulares abaixo de 2.500 rpm e
tornam-se críticas abaixo de 1.500, regime em que o
motor maior já oferece força bastante palpável. Com o
veículo carregado, o ar-condicionado ligado e uma subida
pela frente, aquela economia pode causar arrependimento. Talvez tenha havido excesso na potência específica, de 72,6 cv/l no novo motor. A média européia para 1,8 litro é de 112-115 cv, como ocorre no próprio Bravo/Brava de mesmo motor (113 cv). A Fiat parece ter-se orientado pela meta de manter a potência do dois-litros anterior, deixando em segundo plano a distribuição de torque, bem mais sentida no uso urbano que a potência absoluta. Isso apesar do emprego de recursos que o SX não possuía, como variador de fase e coletor de admissão mutável (saiba mais sobre características técnicas), que tendem a amenizar a falta de torque. |
Bancos
trazem ajuste elétrico de altura e apoio lombar quando
há bolsas infláveis Com o ponteiro do conta-giros mantido no alto, porém, a nova Marea tem tantas chances de agradar quanto suas irmãs de cinco cilindros. O ronco esportivo do escapamento, que pode incomodar em longos percursos em velocidade constante, mudou de tom mas permanece um convite a acelerar através das marchas. As respostas em alto giro são satisfatórias e o desempenho absoluto manteve-se no patamar do dois-litros de 127 cv, tendo até melhorado a aceleração de 0 a 100 km/h (veja tabela comparativa). E o consumo, que não aparecia como destaque no modelo anterior, melhorou: agora são 10,9 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, segundo a Fiat, marcas bastante boas para seu porte e desempenho. Continua |
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