Os números de desempenho declarados pela VW são dos melhores no segmento (aceleração de 0 a 100 km/h em
13,5 s e velocidade máxima de 168 km/h), mas ainda ficam bem atrás da versão 1,6, que promete 11,4 s e 180 km/h.
O novo motor só representa ganho palpável no consumo urbano, que
passa de 11,9 para 13,6 km/l, pois na estrada os dados de fábrica
são próximos (vantagem de 0,3 km/l para o 1,0). |
Optar pelo motor 1,0-litro traz
menor consumo na cidade, sendo os números em estrada semelhantes.
Destaque deste motor é a suavidade de funcionamento: vibra pouco mesmo
no limite de 7.300 rpm |
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Para compensar os cavalos a menos, as relações de marcha
e diferencial foram encurtadas. A 120 km/h em quinta, por exemplo, o motor maior gira a cerca de
3.900 rpm; o menor, a 4.600 rpm. Como o Polo 1,6 já tem marchas excessivamente curtas para seu torque e peso, as novas relações tornam o 1,0 um tanto ruidoso em velocidades normais de
viagem (120/130 km/h indicados), um mal que tem afetado
quase todo VW nos últimos tempos. Ao menos o motor de 1.000 cm3 é primoroso na suavidade de funcionamento, evitando vibrações
indesejáveis mesmo no limite de giros, que subiu de 6.500 para 7.300
rpm. |
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O interior é o
mesmo, funcional e com acabamento superior ao dos concorrentes. Mas o
1,0-litro mais barato vem sem volante ajustável, banco com regulagem de
altura e ar-condicionado |
Nas versões superiores os itens de série
do Polo 1,6/2,0 foram mantidos, incluindo direção assistida eletroidráulica, ajuste do volante em altura e profundidade -- exclusivos no segmento --, pára-brisa degradê,
conta-giros e banco do motorista regulável em altura. Entre os opcionais
estã o controle automático do ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, rádio/toca-CD,
alarme acionado a distância, freios com sistema antitravamento (ABS), bolsas infláveis, faróis e luz traseira de
neblina e... revestimento dos bancos em couro, no Sportline. |
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