> O motor boxer é como um V de 180 graus: os cilindros trabalham na horizontal e em direções opostas, dois a dois neste caso. Mais conhecida pelo Fusca e Porsche 911, essa configuração resulta num motor compacto em altura, que pode ser montado bem baixo no veículo, com ganho em estabilidade e menor altura de capô. Também atenua vibrações, o que explica
-- ao lado do pequeno curso dos pistões, 79 mm -- a suavidade do 2,5-litros de
alumínio do Legacy GX. |
> A tração integral permanente possui sistemas distintos de acordo com a transmissão utilizada. No Legacy de câmbio manual há diferencial central de acoplamento viscoso, e no de transmissão automática, um gerenciamento eletrônico da repartição de torque entre os eixos. Nos dois casos a idéia é a mesma: transmitir mais força ao eixo que tiver melhor aderência no momento, sem intervenção do motorista. |
> Exclusivo da marca é o sistema Hill Holder de retenção em aclives. Acionada a embreagem com o carro parado em piso inclinado, uma válvula aciona os freios para impedir o movimento do veículo mesmo sem o uso do respectivo pedal. Para partir, basta controlar acelerador e embreagem, pois a soltura do freio é automática. O sistema também atua em manobras de estacionamento com piso desnivelado, o que pode segurar o veículo quando
o motorista o deixa rodar com a embreagem pressionada. Mas basta aliviá-la para retomar o movimento. |
> A atual geração recebeu suspensão traseira multibraço, que permite melhor posicionamento das rodas em curvas, com ou sem carga total, além de ter ampliado em 13 litros o espaço do porta-malas. |
Ano-modelo, 2000;
pneus, Michelin Pilotx HX; quilometragem inicial, 13.430
km. |
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MOTOR
- longitudinal,
4 cilindros horizontais opostos; bloco e cabeçote de alumínio;
duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 99,5 x 79 mm. Cilindrada: 2.457
cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 156 cv a 5.600 rpm. Torque máximo:
22,7 m.kgf a 3.600 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração integral permanente. Relações:
1) 3,545;
2) 2,111; 3) 1,448; 4) 1,088; 5) 0,825; diferencial, 3,70. Regime a 120 km/h em 5a.:
3.150 rpm. Regime na
velocidade máxima em 5a.: 5.475 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, ø ND;
traseiros a disco, ø
ND; antitravamento. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 10,6 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, com
estabilizador; traseira, multibraço, com estabilizador. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 195/60 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,605 m; largura, 1,695 m; altura, 1,415 m; entreeixos,
2,65 m; bitola dianteira, 1,46
m; bitola traseira, 1,46 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas,
464 l; peso, 1.410 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 208 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
9 s. |
CONSUMO
- em cidade, 7,8 km/l; em estrada, 13,7 km/l. |
Dados do fabricante; ND = não
disponível |
Garantia, 5 anos sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 29; informações de
fábrica, 0800
557555. |
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