Best Cars Web Site

A suspensão mostra boa aptidão para nossos pisos irregulares e lombadas, não exigindo cuidados especiais como muitos importados -- e até nacionais como Fiesta, Peugeot 206 e Citroën Picasso, em que falta batente hidráulico nos amortecedores. A estabilidade é das melhores, mérito da repartição de peso e de torque entre os eixos superior à da maioria dos concorrentes, e os freios mostram grande eficiência, além de pouca pulsação quando atua o sistema antitravamento (ABS).

O motor de cilindros opostos tem altura reduzida, podendo ser montado baixo no veículo e dispensando um capô muito alto: mais um fator em prol do comportamento dinâmico

Os engenheiros vão mesmo aprovar esse topo-de-linha da Subaru, mas dificilmente o preço: R$ 122,7 mil com câmbio manual e R$ 129 mil com o automático, superior ao de alguns modelos de prestígio, como BMW 325i (2,5 litros, 193 cv, R$ 120 mil), o novo Audi A4 (2,0, 130 cv, R$ 94,5 mil) e Volvo S40 T4 (2,0 turbo, 200 cv, R$ 96 mil), todos automáticos.

A marca japonesa oferece cinco anos de garantia e anuncia que seus carros agradariam a quem aprecia os desses fabricantes europeus, bem como os da Mercedes. Só que falta algum refinamento ao Legacy -- e uma redução significativa de preço -- para competir de igual para igual com eles.

Comentário técnico
> O motor boxer é como um V de 180 graus: os cilindros trabalham na horizontal e em direções opostas, dois a dois neste caso. Mais conhecida pelo Fusca e Porsche 911, essa configuração resulta num motor compacto em altura, que pode ser montado bem baixo no veículo, com ganho em estabilidade e menor altura de capô. Também atenua vibrações, o que explica -- ao lado do pequeno curso dos pistões, 79 mm -- a suavidade do 2,5-litros de alumínio do Legacy GX.
> A tração integral permanente possui sistemas distintos de acordo com a transmissão utilizada. No Legacy de câmbio manual há diferencial central de acoplamento viscoso, e no de transmissão automática, um gerenciamento eletrônico da repartição de torque entre os eixos. Nos dois casos a idéia é a mesma: transmitir mais força ao eixo que tiver melhor aderência no momento, sem intervenção do motorista.
> Exclusivo da marca é o sistema Hill Holder de retenção em aclives. Acionada a embreagem com o carro parado em piso inclinado, uma válvula aciona os freios para impedir o movimento do veículo mesmo sem o uso do respectivo pedal. Para partir, basta controlar acelerador e embreagem, pois a soltura do freio é automática. O sistema também atua em manobras de estacionamento com piso desnivelado, o que pode segurar o veículo quando o motorista o deixa rodar com a embreagem pressionada. Mas basta aliviá-la para retomar o movimento.
> A atual geração recebeu suspensão traseira multibraço, que permite melhor posicionamento das rodas em curvas, com ou sem carga total, além de ter ampliado em 13 litros o espaço do porta-malas.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Michelin Pilotx HX; quilometragem inicial, 13.430 km.
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros horizontais opostos; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 99,5 x 79 mm. Cilindrada: 2.457 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 156 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 22,7 m.kgf a 3.600 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração integral permanente. Relações: 1) 3,545; 2) 2,111; 3) 1,448; 4) 1,088; 5) 0,825; diferencial, 3,70. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.150 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.475 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a disco, ø ND; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,6 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, multibraço, com estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/60 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,605 m; largura, 1,695 m; altura, 1,415 m; entreeixos, 2,65 m; bitola dianteira, 1,46 m; bitola traseira, 1,46 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 464 l; peso, 1.410 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 208 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9 s.
CONSUMO - em cidade, 7,8 km/l; em estrada, 13,7 km/l.
Dados do fabricante; ND = não disponível
 
Garantia e assistência
Garantia, 5 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 29; informações de fábrica, 0800 557555.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados