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A avaliação do novo Hilux na região de Buenos Aires, na Argentina, permitiu boa análise do potencial fora-de-estrada da versão diesel de 90 cv em atoleiros um tanto severos, embora sem ladeiras. Sua valentia impressionou e o motor está mais silencioso, embora ainda incomode em altas rotações.

Já a versão a gasolina contou com um percurso limitadíssimo, apenas suficiente para sentir as respostas bem presentes em qualquer regime, apesar das 16 válvulas, e o funcionamento até que suave, mesmo com generosos 673 cm3 por cilindro. Sequer foi possível rodar no asfalto para analisar o comportamento dinâmico nas velocidades que o Hilux agora pode atingir.

Novo volante traz ar mais atual e pode alojar bolsa inflável, mas o ambiente interno do Hilux permanece antiquado e menos luxuoso que o de alguns concorrentes

As demais características permanecem. Entre as positivas, reduzido diâmetro de giro, bom volante de quatro raios, acabamento bem cuidado na versão SRV, vários espaços para objetos, porta-copos escamoteável, pára-brisa com faixa degradê e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas.

De negativo, o espaço muito limitado para os passageiros (e até o motorista, se de estatura elevada), o assoalho muito alto em relação aos assentos, cintos sem ajuste de altura e a rigidez da suspensão. Há ainda o desenho antiquado de muitos elementos internos, como maçanetas, comandos e a alavanca do freio de estacionamento, sob o painel. O teto não possui forro pré-moldado.

O motor diesel aspirado passou a 3,0 litros e 90 cv, ganhando também em nível
de ruído. Interior tem detalhes funcionais, mas falta espaço para ocupantes mais altos

O Hilux não mudou muito, mas evoluiu em vários aspectos. Os preços básicos começam em R$ 35,9 mil, bem menos que na linha anterior (pois não havia motor a gasolina), e chegam a R$ 57,4 mil (veja tabela), aumento discreto sobre a antiga versão SR5 diesel de 77 cv. A maior expectativa, porém, é pelo preço e o desempenho do picape turbodiesel, a ser lançado em outubro, que deve ter a preferência de boa parte dos brasileiros.

Ficha técnica
MOTOR diesel turbodiesel gasolina
Posição e cilindros longitudinal,
4 em linha
longitudinal,
4 em linha
longitudinal,
4 em linha
Comando e válvulas
por cilindro
no cabeçote, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Cilindrada 2.986 cm3 2.982 cm3 2.694 cm3
Potência máxima 90 cv a
3.800 rpm
116 cv a
3.600 rpm
142 cv a
4.800 rpm
Torque máximo 19,6 m.kgf a
2.400 rpm
32,1 m.kgf a
2.000 rpm
23,2 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação bomba rotativa bomba rotativa eletrônica injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira ou integral 5, integral 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor /
antitravamento na versão SRV
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços triangulares sobrepostos
Traseira eixo rígido, molas semi-elíticas
RODAS básico e DX SR e SRV
Pneus 215/80 R 16 235/75 R 15
DIMENSÕES cabine simples cabine dupla
Comprimento 4,895 m 4,895 m
Largura 1,69 m 1,69 m
Altura 1,73 m 1,765 m
Entreeixos 2,86 m 2,86 m
Capacidade de carga 1.165 kg a 1.235 kg* 1.020 a 1.195 kg*
Peso 1.565 a 1.635 kg* 1.575 a 1.780 kg*
DESEMPENHO E CONSUMO
Não divulgados
Dados do fabricante; *de acordo com o acabamento, motor e tração

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