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O extintor de incêndio foi reposicionado -- antes junto aos pés do passageiro da frente, agora sob seu assento -- e há opção de teto solar, disqueteira para seis CDs e computador de bordo, pela primeira vez no GLS. Desde a linha 2000 possui maçanetas internas cromadas (fáceis de encontrar à noite), retrovisores externos mais altos (ainda falta largura) e repetidores laterais das luzes de direção, que o Vectra europeu sempre teve (obrigatórios por lá, deveriam ser também aqui).

A suspensão da linha 2001 foi melhorada em absorção de impactos e ruídos, tornando-se um ponto alto do Vectra, ao lado da conhecida estabilidade

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Cabe destacar o amplo porta-malas, de 500 litros, que pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. E o que pode melhorar no interior? A GM poderia providenciar bolsas porta-revistas nos encostos dianteiros, ajuste a bordo do facho dos faróis e encosto de cabeça para o quinto passageiro, todos disponíveis na versão CD. E a antena integrada ao pára-brisa não é das melhores em recepção.

Suspensão suave, motor nem tanto   Embora exporte os motores de 2 e 2,2 litros com árvore de balanceamento (saiba mais), a GM continua a usar nos Vectras GL e GLS -- por uma discutível questão de custos -- o motor de oito válvulas desprovido desse recurso, o que resulta em certa aspereza e vibração em regimes elevados. Percebe-se facilmente a diferença para o CD (e o GLS 16V de câmbio automático) ao ultrapassar 4.000 rpm, embora no uso mais comedido o problema mal se manifeste.

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Painel claro e suficiente, ar-condicionado com controle automático e a oferta de disqueteira, computador de bordo e teto solar -- mas a renovação de ar é um defeito crônico do carro

Não fosse por esse fator, o oito-válvulas mereceria nossa aprovação. Derivado do motor do primeiro Monza, portanto com quase duas décadas de mercado, destaca-se pelo ótimo torque disponível em baixos regimes (19,4 m.kgf a 2.800 rpm), sem ser fraco nos altos (123 cv) ou consumir demais. Certamente é um motor defasado em relação aos alemães da Opel, agora com bloco de alumínio e outros aprimoramentos, mas permanece muito adequado ao perfil de uso típico brasileiro -- trânsito nervoso, velocidade moderada em estradas.

Em números, o GLS cumpre 195 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 s, de acordo com a GM. Os índices de consumo declarados são de 9,5 km/l em cidade e 14 km/l em estrada, adequados ao porte do carro. Novidade em 2001 é o câmbio acionado por cabos, em vez de varão, e com marcha a ré
sincronizada. Para o motorista os engates não mudaram muito, mas a ré fica ao lado da quarta e não junto à primeira. A GM deveria eliminar o anel-trava, não mais necessário, para facilitar seu engate: mesmo com a sincronização, não se consegue colocá-la antes da parada total do carro pela dificuldade e lentidão trazidas pela trava.
Porta-malas espaçoso possui abertura elétrica e acesso pelo apoio de braço do banco traseiro; pintura interna da tampa é fosca como a do compartimento do motor, para redução de custos 
Se falta suavidade no motor e na marcha a ré, por outro lado a suspensão do Vectra 2001 merece elogios em absorção de irregularidades, ponto que valia mesmo revisão nos anteriores. Com embuchamento refeito e ajudada pelos pneus de perfil alto (185/70, mesma medida desde 1996), surpreende pelo silêncio com que trafega por nossas estradas ásperas e repletas de emendas. A Engenharia da GM leva nossos parabéns. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T S/S
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância S/S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/O
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático O*
Comando int. porta-malas S
Computador de bordo O
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T S
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas O
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidoras laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico O
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Outros opcionais: freios a disco traseiro (com ou sem ABS), retrovisor interno fotocrômico, disqueteira para 6 discos, cinto traseiro central de três pontos.
* Requer versão GLS 16V.

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