*
Bielas (1): construídas em aço C70 em vez de
ferro fundido, são cerca de 40% mais leves que as mais
comuns. Como no motor 1-litro da Volkswagen, são
fabricadas em peça única e fraturadas -- * Coletor de admissão em plástico (2): além de mais leve, melhora o desempenho por conta da menor rugosidade dos dutos -- que custaria bem mais se aplicada a um coletor convencional de alumínio. Não é exata novidade, equipando outros motores do segmento. Dutos longos, como no motor 1,6 16V, favorecem o torque em baixo regime. * Polia única nos comandos de válvulas (3): a correia dentada ligada ao virabrequim aciona apenas o eixo-comando das válvulas de escapamento, que por um par de engrenagens transmite movimento ao comando das de admissão. Com a eliminação desta segunda polia, o ângulo entre as válvulas pôde ser reduzido para apenas 21 graus (o menor do mundo, afirma a Fiat), tornando mais compactos a câmara de combustão e o motor em seu todo. * Central eletrônica micro-híbrida (4): o uso dessa tecnologia, em que o Fire é pioneiro no Brasil, a torna mais compacta, leve e confiável, pois o sistema é integrado e possui menos peças. * Pistões bem mais leves (5). |
![]() |
Acelera até 100 km/h em 12,1 segundos, tempo próximo ao dos 1,6. E o consumo em estrada é menor que o do 1-litro |
Outras características do motor que vale mencionar: * O curso dos pistões (78,9 mm) maior que o diâmetro dos cilindros (70,8 mm) faz dele um motor subquadrado, ao contrário dos de 1 e 1,6 litro. Vantagens para o torque em baixo regime. Como o curso ainda é curto e as bielas longas, a suavidade não é prejudicada. * Relações de marcha são idênticas às dos motores de 1,6 litro (8 e 16 válvulas) até a quarta. A quinta foi alongada em 9,6% e o diferencial encurtado em 8% em relação àqueles motores. * Tuchos hidráulicos dispensam regulagem das válvulas e a nova correia dentada do comando, mais resistente, deve ser substituída a cada 100.000 km. Ao que parece, o tradicional problema de durabilidade desse componente, que tantos problemas já trouxe a usuários dos motores de 1 a 1,5 litro, está resolvido. |
|
|||||||
|
© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |