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As marcas declaradas condizem com o que se sente ao rodar: 160 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 s. O consumo é maior que em algumas minivans (Scénic 1,6, por exemplo), mas não compromete: 10,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, segundo a Fiat. Os freios são bem dimensionados e podem incluir, como no carro avaliado, sistemas antitravamento (ABS) e de distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD).

O motor Corsa Lunga: curso dos pistões mais longo que no Palio faz toda a diferença ao lidar com um veículo mais pesado como o Doblò

Quanto custa? O ELX começa em R$ 33,6 mil (o EX 1,25 sai por R$ 27,9 mil) e já traz ar-condicionado, mas os opcionais podem levá-lo a R$ 41,3 mil, incluindo os bancos adicionais e a segunda porta corrediça. O Kangoo e o Berlingo custam menos, mas não passam de 90 cv (embora o Citroën tenha 1,8 litro) nem oferecem esses recursos do Doblò. O outro nacional de sete lugares, a Zafira, parte de R$ 41 mil -- e o ar-condicionado é cobrado à parte.

Assim, o utilitário da Fiat tem um nicho próprio no mercado, onde seu estilo polêmico é apenas um detalhe diante de toda sua versatilidade.

Settegiorni, o antepassado
Vinte anos antes do Doblò, em 1982, a Fiat brasileira já produzia um furgão para transporte de passageiros. O Settegiorni (sete dias em italiano) era um Fiorino da primeira geração, derivado do 147, com banco e janelas na parte traseira. O banco podia ser rebatido quando se precisasse carregar mais carga, e a mecânica era a conhecida de 1,3 litro.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 78,4 mm. Cilindrada: 1.596 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 106 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf a 4.500 rpm. Injeção multiponto seqüencial Magneti Marelli.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,909; 2) 2,238; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,919; diferencial, 3,933. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.850 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.100 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 257 mm ø; traseiros a tambor, 228 mm ø; antitravamento opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,5 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo rígido, mola semi-elítica, estabilizador.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 4,159 m; largura, 1,714 m; altura, 1,834 m; entreeixos, 2,566 m; bitola dianteira, 1,495 m; bitola traseira, 1,496 m; capacidade do tanque, ND; porta-malas, 750 l (com 5 lugares) a 3.000 l (com banco central rebatido); peso, 1.305 kg.
Comentário técnico
O motor 1,6 Corsa Lunga -- curso longo em italiano, embora o curso dos pistões ainda seja menor que o diâmetro dos cilindros -- do Doblò é o do Brava 2002, com os mesmos valores de torque e potência. Embora o torque máximo de 15,4 m.kgf apareça só a elevadas 4.500 rpm, a partir de 1.500 rpm há mais de 12 m.kgf, o que indica boa adequação a um utilitário. Não resta dúvida que seu desempenho seria crítico com o 1,6 do antigo Brava (até 2001) e da linha Palio, cujo torque em baixos regimes é bem inferior.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 160 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12,4 s.
CONSUMO - em cidade, 10,4 km/l; em estrada, 13,9 km/l.
Dados do fabricante
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Pirelli Citynet; quilometragem inicial, 3.500 km.
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 400; informações de fábrica, 0800 7071000.

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Foto: divulgação

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