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Comentário técnico
Desde o surgimento do primeiro carro brasileiro com motor multiválvula, em 1993 -- o Tempra 16V --, muitos permanecem favoráveis à velha configuração de duas válvulas por cilindro. Na maior parte dos casos, por causa do mito de que motor multiválvula não tem bom torque em baixas rotações.

É verdade que o objetivo inicial do aumento do número de válvulas era obter maior potência em altos regimes. Os fabricantes aproveitaram, então, para
dar a esses motores uma imagem de desempenho e tecnologia, obtendo potências específicas bastante elevadas.

Com o passar do tempo, a tecnologia chegou a modelos menores e mais baratos, dando-lhes bom desempenho sem se ter de recorrer a motores grandes e pesados. Mas a resposta do consumidor não foi das melhores: foram acusados de não ter torque em baixos regimes e só servir bem a versões esportivas.

É aí que está o equívoco. Não são as válvulas adicionais responsáveis pela menor força em baixa, mas a "afinação" do motor pelo fabricante. Retrabalhados, a potência específica dos 16V caiu, em média, de 72-75 cv/l para a faixa de 60 a 65 cv/litro. O do Corolla fica nesta última marca, exatos 65,83 cv/l, o que permitiu obter rendimento adequado à sua proposta em todos os regimes de rotação. E sem recorrer a comando de válvulas e
coletor de admissão variáveis -- que já são outra história...
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 85,5 mm. Cilindrada: 1.762 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 116 cv a 5.800 rpm. Torque máximo: 15,7 m.kgf a 4.800 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,17; 2) 1,90; 3) 1,31; 4) 0,97; 5) 0,81; ré, 3,25; diferencial, 4,06. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.620 rpm.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 238 mm ø; traseiros a tambor, 200 mm ø; antitravamento.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 9,6 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, independente, dois braços transversais e um longitudinal , com estabilizador.

RODAS - 5,5 x 14 pol.; pneus, 185/65 R 14 H.

DIMENSÕES - comprimento, 4,395 m; largura, 1,69 m; altura, 1,405 m; entre-eixos, 2,465 m; bitola dianteira, 1,46 m; bitola traseira, 1,45 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 406 l; peso, 1.110 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, ND; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 s.
CONSUMO - em cidade, 10,9 km/l; em estrada, 13,6 km/l.
Dados do fabricante. ND = não divulgado
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 61; informações de fábrica, (11) 4390-5280.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Pirelli P6000; quilometragem inicial, 2.800 km.

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