Best Cars Web Site

Conforto urbano


A Fiat traz a embreagem automática ao segmento 1-litro com o Palio Citymatic, popularizando o sistema

Texto: Fabiano Mazzeo - Edição: Fabrício Samahá

A Fiat acaba de lançar um acessório que muda e facilita o conceito de dirigir: uma embreagem automática para o Palio de 1 litro, que funciona independentemente do pedal -- um alivio para quem dirige no dia-a-dia das grandes cidades -- mas mantém o prazer de trocar as marchas, como a maioria dos brasileiros gosta. O recurso já existe no Mercedes Classe A, mas é oferecido pela primeira vez num automóvel de 1.000 cm3.

Emblema na traseira identifica externamente a nova versão, que mantém o acabamento da ELX. Rodas de alumínio de 14 pol são opcionais e enriquecem bastante a aparência

Para o lançamento desta embreagem a Fiat optou por criar uma versão especial, chamada de Citymatic. É a versão ELX do Palio com a adição da embreagem automática, que representa um aumento de R$ 738 -- preço bem competitivo. Já a partir de janeiro o sistema será disponível para todas as versões de 1 litro do Palio, podendo o consumidor optar por um carro básico, versão EX, com a embreagem opcional.

O sistema é eletrônico e composto dos seguintes itens: uma central eletrônica (interface CAN) que monitora a embreagem constantemente, com informações vindas de diversos sensores do veículo; e o atuador com unidade eletrônica, responsável por acionar a embreagem após receber o comando da interface CAN. O atuador movimenta o colar hidráulico, acionando a embreagem com o mesmo fluido dos freios. O sistema de embreagem, em si, é o mesmo convencional da linha Palio.

Pedal de freio ficou maior para facilitar o uso com o pé esquerdo pelos já habituados a automóveis sem embreagem. Mesmo os inexperientes, porém, vão apreciar a possibilidade de frear com esse pé nas subidas, facilitando enormemente as arrancadas

Na prática o sistema tem características muito convenientes. O carro só é ligado com o câmbio em ponto-morto, evitando a partida com alguma marcha engatada. Para colocar o veículo em movimento, basta engatar a primeira e pisar no acelerador. O sistema controla a embreagem de acordo com a pressão no acelerador e permite, conforme as condições de peso e topografia, que o carro saia em segunda. Continua

ClioA pergunta era inevitável: às vésperas da chegada do Citymatic, jornalistas questionaram à diretoria da Renault, no lançamento do Clio, a possibilidade de adoção de sistema similar em uso no Twingo desde 1994. Alegou a marca que a oferta não representou mais de 3% das vendas deste na Europa, praticamente descartando seu uso no Brasil. Pode estar errada a Renault... ou a Fiat. E agora?

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados