> O controle de neutro, lançado já em 1995 no
Opel Vectra alemão, faz a transmissão passar ao ponto-morto
(a alavanca permanece em drive) quando se pisa no pedal
de freio com o veículo a até 3 km/h. Liberado o freio, o câmbio retorna a
drive. A GM não informa a redução de consumo obtida, mas a Opel aponta 3% a menos no ciclo urbano padrão.
Na prática, a vantagem será mais significativa quanto mais congestionamentos o motorista enfrentar. |
> A transmissão dispõe dos programa econômico (padrão),
esportivo (com maior retenção das marchas, ao desacelerar, e trocas ascendentes em rotação mais alta) e
de inverno, que leva o carro a sair em terceira marcha, ideal para pisos de baixa aderência como grama molhada e lama. A quarta marcha, assim como no Vectra, é direta (relação 1:1): isso reduz as perdas mecânicas e o ruído de funcionamento com ela em operação, o que na maioria dos automáticos ocorre em terceira. |
> Uma das curiosidades do motor 2,0-litros da GM é a medida idêntica para o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões, 86 mm. Ainda mais interessante, é a mesma dimensão dos motores dessa cilindrada da Mazda (turbodiesel, utilizado por algum tempo no Chevrolet Tracker e Suzuki Grand Vitara), Peugeot/Citroën (o antigo do Xantia, não o atual do C5) e Toyota (Corona e RAV4). |
> O curso de pistão menor que o de outros 2,0-litros, como os da Ford, Volkswagen e o atual da Peugeot/Citroën, traz a vantagem de obter
relação r/l adequada (exato 0,3, o limite aceitável) mesmo sem bielas muito longas (143 mm). Por essa qualidade, seria uma opção bem melhor para Meriva e Stilo que o 1,8-litro neles utilizado, com r/l de 0,339. |
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MOTOR
- transversal, 4
cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio;
comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e
curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão:
9,2:1. Potência máxima: 116 cv a 5.200 rpm. Torque máximo:
17,3 m.kgf a 2.400 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.
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CÂMBIO
- automático, 4 marchas; tração
dianteira. Relações: 1) 3,67; 2) 2,10; 3) 1,39; 4)
1,00; diferencial, 2,81. Regime a 120 km/h em drive:
2.900 rpm. Regime na velocidade máxima em drive: 4.500
rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco
ventilado, 256 mm ø; traseiros a disco, 270 mm ø;
antitravamento (opcional). |
DIREÇÃO
- de pinhão e
cremalheira; assistência eletroidráulica (opcional); diâmetro
de giro, 10,8 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira,
independente, McPherson, estabilizador, molas helicoidais,
amortecedores; traseira, eixo de torção, estabilizador, molas
helicoidais, amortecedores. |
RODAS
- 6 x 15 pol.;
pneus, 195/60 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,199
m; largura, 1,709 m; altura, 1,431 m; entreeixos, 2,614 m;
bitola dianteira, 1,484 m; bitola traseira, 1,46 m; capacidade
do tanque, 52 l; porta-malas, 370 l; peso, 1.230 kg.
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DESEMPENHO
- velocidade máxima, 186 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
11,8 s. |
CONSUMO
- em cidade, 9,5 km/l; em estrada, 14,1 km/l. |
Dados do fabricante |
Ano-modelo, 2003;
pneus, Firestone Firehawk 700; quilometragem inicial, 1.400
km. |
Garantia, 1 ano sem
limite de quilometragem; rede de concessionárias, 500;
informações de fábrica, 0800 7024200. |
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