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Cativa também pela robustez ao passar por lombadas e pela estabilidade quase de esportivo, embora ao custo de um rodar menos confortável do que o da concorrência. Não é à toa que a GM não precisou mexer na suspensão para o esportivo GSi... Um ponto que a marca mantém há quatro anos, apesar das muitas reivindicações do BCWS, é a dureza excessiva do acelerador. Como no lançamento da linha 2003 pudemos sugerir a alteração ao diretor geral de Vendas e Marketing da GM, Marcos Munhoz, quem sabe algo possa mudar para 2004...

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Apesar do projeto antigo, o motor de 2,0 litros e 116 cv dá conta do recado com
seu bom torque em baixa rotação. A suspensão firme garante boa estabilidade

Poderia ser a oportunidade, ainda, de melhorar os plásticos internos, que transmitem sensação de qualidade inferior à de alguns adversários. Mas, pelo menos, as habituais rebarbas nos puxadores das portas não existiam na unidade avaliada. O Astra tem sido mesmo assim: aparando rebarbas e arestas aqui e ali, torna-se a cada ano um produto mais interessante -- sobretudo agora, com a tardia mas bem-vinda oferta das cinco portas.

Comentário técnico
> O controle de neutro, lançado já em 1995 no Opel Vectra alemão, faz a transmissão passar ao ponto-morto (a alavanca permanece em drive) quando se pisa no pedal de freio com o veículo a até 3 km/h. Liberado o freio, o câmbio retorna a drive. A GM não informa a redução de consumo obtida, mas a Opel aponta 3% a menos no ciclo urbano padrão. Na prática, a vantagem será mais significativa quanto mais congestionamentos o motorista enfrentar.
> A transmissão dispõe dos programa econômico (padrão), esportivo (com maior retenção das marchas, ao desacelerar, e trocas ascendentes em rotação mais alta) e de inverno, que leva o carro a sair em terceira marcha, ideal para pisos de baixa aderência como grama molhada e lama. A quarta marcha, assim como no Vectra, é direta (relação 1:1): isso reduz as perdas mecânicas e o ruído de funcionamento com ela em operação, o que na maioria dos automáticos ocorre em terceira.
> Uma das curiosidades do motor 2,0-litros da GM é a medida idêntica para o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões, 86 mm. Ainda mais interessante, é a mesma dimensão dos motores dessa cilindrada da Mazda (turbodiesel, utilizado por algum tempo no Chevrolet Tracker e Suzuki Grand Vitara), Peugeot/Citroën (o antigo do Xantia, não o atual do C5) e Toyota (Corona e RAV4).
> O curso de pistão menor que o de outros 2,0-litros, como os da Ford, Volkswagen e o atual da Peugeot/Citroën, traz a vantagem de obter relação r/l adequada (exato 0,3, o limite aceitável) mesmo sem bielas muito longas (143 mm). Por essa qualidade, seria uma opção bem melhor para Meriva e Stilo que o 1,8-litro neles utilizado, com r/l de 0,339.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 9,2:1. Potência máxima: 116 cv a 5.200 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 2.400 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,67; 2) 2,10; 3) 1,39; 4) 1,00; diferencial, 2,81. Regime a 120 km/h em drive: 2.900 rpm. Regime na velocidade máxima em drive: 4.500 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 256 mm ø; traseiros a disco, 270 mm ø; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica (opcional); diâmetro de giro, 10,8 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador, molas helicoidais, amortecedores; traseira, eixo de torção, estabilizador, molas helicoidais, amortecedores.
RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/60 R 15 H.

DIMENSÕES - comprimento, 4,199 m; largura, 1,709 m; altura, 1,431 m; entreeixos, 2,614 m; bitola dianteira, 1,484 m; bitola traseira, 1,46 m; capacidade do tanque, 52 l; porta-malas, 370 l; peso, 1.230 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 186 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,8 s.
CONSUMO - em cidade, 9,5 km/l; em estrada, 14,1 km/l.
Dados do fabricante
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Firestone Firehawk 700; quilometragem inicial, 1.400 km.
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 500; informações de fábrica, 0800 7024200.

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