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Agora é a vez da Mitsubishi apresentar seu crossover, o
Airtrek, que nos EUA e na Europa se chama Outlander

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

A coisa está esquentando no novo nicho dos crossovers. Não são nem utilitário esporte e nem sedã. Estão até muito mais para perua, station wagon, mas rejeitam esta expressão por lembrar conceitos antigos, que poucos -- a não ser na Europa -- apreciam hoje.

A MMC Automotores do Brasil, licenciada da Mitsubishi (não é filial), uma empresa totalmente brasileira dedicada a produzir localmente e importar produtos da marca dos três diamantes, apresentou o Airtrek, um crossover derivado do sedã Lancer. Repete-se a estratégia da Honda com o CR-V e da Toyota com o RAV4, baseados nas plataformas do Civic e do Corona/Avensis, nesta ordem, e que ao lado do Subaru Forester serão os principais concorrentes.

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A frente imponente e as lanternas translúcidas compõem um estilo que terá apreciadores,
embora pareça mais uma perua do que um utilitário esporte tradicional

As vendas começam imediatamente, ao preço sugerido de R$ 108.400 -- ou R$ 109.900 com revestimento dos bancos em couro, o único opcional. Não é barato, mas está competitivo diante dos oponentes, sendo apenas o RAV4 mais acessível, mas menos espaçoso.

O Airtrek vem se situar entre o Pajero TR4 e o Pajero Sport 4x4, ao mesmo tempo em que deixa de ser importado o Sport 4x2. Na fábrica da MMC em Catalão, GO, o veículo passa por uma série de operações ao chegar do Japão, como receber a pintura combinada dos pára-choques e ter a instalação do revestimento de couro e dos faróis de neblina, bem como a efetuação de determinados ajustes na suspensão.

O crossover foi lançado na Ásia no começo de 2002, no final daquele ano nos Estados Unidos e em março último na Europa. Curioso é que apenas a América do Norte e alguns poucos países, como a Austrália, o recebem com a mesma aparência frontal com que será vendido aqui -- mas com outro nome, Outlander. Na Europa e Ásia, onde mantém o nome Airtrek, o desenho da dianteira é outro, com quatro faróis de aspecto controvertido.

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O Airtrek em uma subida no percurso fora-de-estrada de avaliação: desempenho apenas
mediano do motor de 2,35 litros e 136 cv, mas com suspensão confortável e eficiente

O novo Mitsubishi -- cujo nome pode ser traduzido por jornada aérea difícil, numa paródia de Startrek, Jornada nas Estrelas, a famosa série de TV que virou filme -- vai, segundo a MMC, atrair proprietários de utilitários esporte e, numa menor medida, os de minivans de cinco passageiros. Vamos ver.

Este ano serão importadas 500 unidades, mas a faixa prevista no próximo está entre 900 e 3.000. Tudo vai depender da aceitação do Airtrek e do comportamento do mercado de importados de uma maneira geral. O preço convertido em dólar está apenas 50% acima do veículo de acabamento equivalente comercializado nos Estados Unidos, sinal de que a MMC está pensando no sucesso de vendas acima de tudo. E, também, oferecer mais um produto atraente às 78 concessionárias da marca, que em breve serão 84 e, mais para o final do ano, 100.
Continua

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Data de publicação: 24/5/03

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