Cada um a seu modo Apesar
das diferenças, os médio-pequenos da GM, |
|
Em que pese as diferenças em configuração de carroceria, cilindrada e número de válvulas, o paulista Astra Sedan GL, o mineiro Brava SX e o paranaense Golf 1.6 são concorrentes diretos por um mesmo perfil de consumidor: aquele que procura um automóvel médio-pequeno nacional, com quatro ou cinco portas e motor de cerca de 100 cv. Mais que isso: um carro com preço básico na faixa de R$ 28 mil. |
![]() |
Apesar de dois anos mais antigo na Europa, o desenho do Brava agrada bastante, com o inconfundível formato das lanternas e linhas arredondadas |
Essas semelhanças, aliadas ao fato de serem produzidos pelos três maiores fabricantes brasileiros, levaram o Best Cars a compará-los. O outro concorrente mais direto, o Escort, fica em patamar inferior em equipamentos (na nova versão GL 1,6) ou superior em desempenho (GLX 1,8), além de ser um produto mais antigo. A Ford só estará bem armada nesta disputa no segundo semestre, quando trará da Argentina o Focus (saiba mais). Até lá, a briga será entre General Motors, Fiat e Volkswagen. |
O Golf de quarta geração remete aos modelos anteriores, demonstrando personalidade. Colunas traseiras largas são características | ![]() |
Astra e Golf são arqui-rivais
na Europa, a ponto de suas diversas gerações (o Kadett,
até 1991, no caso da GM) terem sido lançadas sempre
juntas. A última vez foi em 1997, quando surgiu a quarta
do Golf e a segunda do Astra. Ambos cresceram em distância
entre eixos (o GM, nada menos que 11 cm), mas caminharam
em sentidos opostos de estilo: o Golf ficou mais
arredondado e suave, e o Astra, mais anguloso e robusto. O VW não perdeu suas características colunas traseiras largas, de certo modo imitadas no Astra Sedan e no cinco-portas, versão a que os brasileiros -- infelizmente -- não têm acesso. Os dois modelos atraem pelos faróis (sobretudo o Golf, que inclui no conjunto as luzes de direção e, nas versões superiores, unidades para neblina) e lanternas (no Astra são translúcidas, conferindo estilo interessante). |
![]() |
Astra Sedan não agrada tanto quanto o hatch, mas a extensão do porta-malas fica bem integrada em função da longa distância entre eixos |
Dois anos mais antigo no mercado europeu, o Brava antecedeu ao Marea, embora tenha chegado ao Brasil depois de sua versão três-volumes. Mantendo o entre-eixos de seu antecessor, o Tipo, ainda assim conserva-se em medida intermediária entre os dois adversários. Suas linhas são as mais ousadas, com a frente afilada, faróis estreitos e lanternas traseiras em três segmentos. Todos conseguem ter personalidade, mas o Brava impressiona mais pelo arrojo -- e por isso se mantém atual, apesar dos quase cinco anos de vida. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados