Com os parâmetros de um 2,0 litros típico e pneus 195/60-15,
sua capacidade de rampa seria de 41%. |
Corsa Wind: escalonamento
incorreto Na primeira versão do Wind, de 1994, viajava-se a 3.700 rpm em quinta
a 120 km/h (32,2 km/h por 1.000 rpm). A 145 km/h, velocidade máxima com o motor de injeção monoponto e 50 cv de então, a rotação chegava a 5.650 rpm em quarta, ainda 150 rpm abaixo do giro de maior potência -- não era perfeito, mas aceitável. |
|
||
![]() |
![]() |
|
Os gráficos de velocidade são úteis por permitir visualizar rapidamente o efeito de rotação e velocidade em cada marcha. São particularmente importantes para quem lida com câmbios de competição como o Hewland, em que se podem trocar as relações de marcha rapidamente, sem precisar retirar o câmbio do carro.
O gráfico impresso, assim, constitui valioso auxiliar de pista. Só que hoje os computadores
laptops invadiram os boxes e os gráficos podem ser consultados rapidamente nos monitores. |
Vê-se que nos dois escalonamentos mostrados a primeira tem idêntico alcance, 41 km/h, o que torna os dois carros iguais em capacidade de arrancar em rampa. No 4+E, segunda, terceira e quarta marchas
chegam a velocidades maiores, como é de se esperar. |
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |