Alguns chegam a utilizar
um interruptor sensível à temperatura do compartimento do motor, como o
simples interruptor de fio de arame montado bem próximo da galeria de
combustível nos primeiros Volkswagens
Corrado.
O desenho dos injetores também evoluiu para redução dos efeitos do
calor. Depois de muitos anos em produção, a Bosch adicionou uma
“chaminé” a seus injetores elétricos, uma extensão da extremidade de
saída que também forma o flange de assentamento, de maneira que o
injetor não fique em contato com o motor quente. A solução é usada em
todos os injetores que se produzem hoje e muitos carros mais antigos
beneficiam-se da instalação do novo tipo.
No sistema de injeção central (CPI, Central Port Injection) da GM, como
no S10 e Blazer V6 até 2002, os injetores são montados no conjunto de
dosagem de combustível na câmara plena. Estando o conjunto de dosagem
isolado das peças mais quentes do motor, a redução de fluxo por
entupimento é bem menos provável de ocorrer. As válvulas do injetor são
também válvulas de controle, unidirecionais, de maneira que a pressão do
combustível seja mantida nos dois lados dos injetores elétricos mesmo
quando o motor está desligado.
As válvulas montadas mais próximas do duto de admissão ainda são
sujeitas ao calor, mas as pontas são saídas de borrifo, e não agulhas.
Uma saída de borrifo oferece menos oportunidade para entupimento porque
a maior parte da área após a sede da válvula fica aberta, e não contida
dentro de uma ponta como no sistema de agulha.
Todo injetor lançado nos últimos 10 anos foi projetado para reduzir a
possibilidade de entupimento devido ao calor. |

Vimos antes que a gasolina aditivada possui detergentes que ajudam, com
eficácia, a controlar depósitos nos bicos. Sem esses detergentes, alguns
dos outros componentes da gasolina formariam depósitos de goma por todo
o sistema de admissão. Só usar gasolina de boa qualidade e aditivada —
que não significa necessariamente gasolina premium ou a Podium,
de maior octanagem — é o primeiro
passo para evitar entupimento dos injetores. Isso é fácil na quase
totalidade dos países, mas não é garantia absoluta. Foram utilizadas
mais de 100 diferentes gasolinas em testes e quase 15% delas provocaram
entupimento em 10% do fluxo nos injetores.
A maneira mais conhecida de prevenir entupimento de injetores, além do
uso de gasolina aditivada sempre, é a mesma de como vários outros
problemas de motor podem ser evitados: evitar percursos curtos
repetidos. Como para muitos motoristas isto simplesmente não é possível,
convém fazer um percurso longo pelo menos uma vez entre
reabastecimentos.
Ocasionalmente, mudar de marca de gasolina produz bons resultados, pois
depósitos deixados por uma gasolina podem ser limpos por outra. Aditivos
de limpeza de injetores provaram ser eficazes por manter os bicos limpos
quando usados regularmente a título de manutenção preventiva, mas ainda
não se chegou a uma conclusão sobre a freqüência com que esses produtos
devam ser usados. |