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Supercarros

Elevando o patamar

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Com um V8 de 420 cv, o RS4 — versão mais esportiva do Audi
A4 ― mostra onde a concorrência agora vai precisar chegar

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Uma corrida de cavalos acontece hoje na Europa, mas não com jóqueis e sim com motoristas: é a guerra por maior potência entre os fabricantes, que dá um novo passo com o lançamento do RS4, a versão de topo da linha A4 da Audi. Como se não bastassem os 344 cv do motor V8 de 4,2 litros do S4, a marca das argolas resolveu levá-los aos 420, sem uso de superalimentação. É o novo patamar ao qual Mercedes-Benz e BMW precisarão olhar em seus próximos médios esportivos.

A notável potência específica (100 cv/l) resulta de modificações para alcançar maior rotação e do emprego da injeção direta FSI. O V8 agora gira até 8.250 rpm e seu torque máximo de 43,8 m.kgf surge a altas 5.500 rpm. No entanto, 90% desse valor estão disponíveis entre 2.250 e 7.600 rpm.
O desempenho anunciado é de supercarro, com 0-100 km/h em 4,8 segundos, mas a velocidade máxima ainda é limitada a 250 km/h -- a Audi não libertou neste modelo as amarras do acordo entre governo e fabricantes alemães.

Não poderia faltar a tração integral Quattro, com diferencial central Torsen, que agora é autobloqueante. Novidade é a distribuição assimétrica de potência, para obter a melhor aderência em curvas. Reduzir o peso foi uma preocupação da marca no RS4, que usa alumínio em partes da carroceria e da suspensão, além de bancos especiais. O resultado: menos de 4 kg para cada cv do motor carregar.

O chassi inclui um controle da inclinação da carroceria, tanto transversal (em curvas) quanto longitudinal (em frenagens). Por falar em freios, os discos dianteiros têm 365 mm de diâmetro e são arrefecidos por dutos no assoalho do carro. O controle de estabilidade (ESP) foi ajustado para intervir mais tarde e por menos tempo.

Os adereços esportivos deixam o RS4 muito atraente, do vistoso pára-choque dianteiro às saídas de escapamento. A altura de rodagem diminui em 30 mm, as bitolas são mais largas e as rodas passam a 18 pol. No interior, detalhes em alumínio transmitem um ar moderno e os bancos oferecem laterais infláveis, para se obter apoio ideal em curvas. A partida do motor é feita por um botão no console; outro no volante comanda uma atuação mais rápida do acelerador... como se fosse necessária!

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Data de publicação: 22/2/05

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