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A partir do sucesso do Seven, tanto em competições como fora delas, a Lotus de Colin Chapman partiu para vôos maiores, alcançando fama internacional na década de 60, tanto com seus Fórmula-1 quanto com carros de rua. O Seven tornou-se a personificação dos princípios da Lotus como fabricante, mantidos até hoje: motor central (dianteiro ou traseiro), baixo peso, motores com alta potência específica (como nas motos, pois baixo peso não exige torque a baixas rotações), suspensões e comportamento dinâmico impecáveis para direção esportiva. 

Os modelos da Caterham não podem ser considerados réplicas: são a própria evolução natural do Super Seven lançado em 1957 pela fábrica de Colin Chapman

Também as falhas de todo Lotus já apareciam no Seven: qualidade de fabricação abaixo da média e total desrespeito ao conforto do motorista quando este quisesse apenas dar um pulinho ao supermercado. Num Lotus, ou você brinca de Jim Clark toda vez que liga o carro, ou vai se decepcionar.

O fantástico Elite de 1957, com seu monobloco em fibra-de-vidro, e seu sucessor Elan, ainda em fibra mas com chassi tipo "espinha dorsal" e duplo Y em chapa de aço, foram tomando cada vez mais espaço na pequena fábrica. No final dos anos 60, Chapman começava a avaliar o término da produção da então tradicional Seven. Uma infeliz versão "encarroçada" em fibra-de-vidro, o Super Seven Série 4, foi lançada para tentar modernizar o velho carro, mas só fez com que as vendas caíssem, selando seu destino.

Caterham   Entra em cena então, nesse ano de 1973, um sujeito de sorte que ligaria seu futuro diretamente ao daquele pequeno Lotus: Graham Nearn. Dono de uma concessionária Lotus de sucesso, a Caterham Cars, Nearn era amigo de Chapman e admirador do Seven. Achou que, se comprasse os direitos de produção da Lotus, poderia por algum tempo ainda produzir e vender o carrinho com algum lucro. Assim o fez -- e hoje, quase 30 anos depois, o Caterham Super Seven continua em produção.

Quem preferir pode comprar seu Caterham em kit, para ter o prazer de montar em casa seu próprio "brinquedo de adulto"

Depois de produzir alguns Séries 4 sem muito sucesso, Nearn reverteu seu Seven para a configuração de carroceria clássica da Série 3, e ainda o produz assim. Tecnicamente, como Nearn entendia e admirava Chapman, foi praticamente como se a Lotus evoluísse o carro lentamente até hoje.

E como avaliaríamos esse dinossauro dos anos 50 neste início do terceiro milênio?

Um Caterham Seven é o veículo dos sonhos do entusiasta hardcore. Pesando menos de 550 kg, sem nenhum acessório que atrapalhe o desempenho, com pequenos motores de quatro cilindros e alta potência específica (de 100 cv/l em diante), sem proteção dos elementos (conversível não é uma boa definição: sem capota seria mais preciso), o Seven provavelmente nunca vai morrer. Seu desenho é do tempo em que aerodinâmica era uma ciência arcana, praticada por professores alemães de casaco branco, e portanto sua velocidade final não é das melhores. Mas não importa.

Os carrinhos da Caterham são oferecidos em muitas versões, começando pela "pacata" VX Classic: com motores 1,6 e 1,8 da GM britânica, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 7 s

Somente pilotos de monopostos de competição podem entender como este carro é diferente de tudo o que anda nas ruas. Após dirigir um Caterham Seven, até um Gol GTI 16V parecerá grande, pesado e lento demais. O Seven é a ferramenta de subversão da ordem do entusiasta, um veículo que as pessoas normais não entendem -- feio, pequeno, estranho --, mas que numa pista fechada pode assustar o motorista de um Lamborghini Diablo.

Como todo carro de projeto realmente bem feito, o Seven prima pela simplicidade de construção, e sendo assim foi copiado inúmeras vezes mundo afora. O melhor dos construtores "alternativos" é provavelmente a Westfield inglesa, que inclusive oferece uma versão simplesmente brutal, a Seight, com um motor V8 da Rover e generosos 32,5 m.kgf de torque (confira as fichas técnicas). Os Westfields são algo cafonas na aparência, mas oferecem mais espaço para os ocupantes que os Caterhams. Continua

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